Sumários

Aula nº 5

5 Novembro 2021, 20:30 Rita Sousa


Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida.

O conceito de competências e suas implicações sociais.

Competências-chave; Referenciais e propostas de intervenção. Um debate em aberto.

Apresentação e discussão do texto:

Rychen D.S. (2016), E2030 CONCEPTUAL FRAMEWORK: KEY COMPETENCIES FOR 2030 (DeSeCo 2.0), working paper, OECD.

Aula nº 5

5 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida.

O conceito de competências e suas implicações sociais.

Competências-chave; Referenciais e propostas de intervenção. Um debate em aberto.

Apresentação e discussão dos textos:

European Union (2019), Key Competences for Lifelong Learning.

Rychen D.S. (2016), E2030 CONCEPTUAL FRAMEWORK: KEY COMPETENCIES FOR 2030 (DeSeCo 2.0), working paper, OECD.

Aula nº 4

29 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


Das recomendações aos resultados.

ALV e desigualdades sociais à escala global.

ALV em Portugal (o IEFA).

Apresentação e discussão do relatório

UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education, UNESCO (153-166)

Aula nº 4

29 Outubro 2021, 18:00 Rita Sousa


Das recomendações aos resultados.

ALV e desigualdades sociais à escala global.

ALV em Portugal (o IEFA).

Apresentação e discussão do relatório

UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education, UNESCO (73-80; 123-152) (153-166)

Sessão nº 3

22 Outubro 2021, 20:30 Rita Sousa


A ALV na agenda política e social. As conferências da UNESCO e as orientações da OCDE e da União Europeia

Apresentação e discussão dos textos:

UNESCO (2014 ), Educação de Adultos em retrospetiva. 60 anos de CONFINTEA, Brasília, UNESCO (p.13-31)

Alves, Mariana Gaio (2010), Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades, Revista Portuguesa de Educação, 2010, 23(1), pp. 7-28