Sumários
Aula nº 5
5 Novembro 2021, 20:30 • Rita Sousa
Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida.
O conceito de competências e suas implicações sociais.
Competências-chave; Referenciais e propostas de intervenção. Um debate em aberto.
Apresentação e discussão do texto:
Rychen D.S. (2016), E2030 CONCEPTUAL FRAMEWORK: KEY COMPETENCIES FOR 2030 (DeSeCo 2.0), working paper, OECD.
Aula nº 5
5 Novembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Competências, competências-chave e aprendizagem ao longo da vida.
O conceito de competências e suas implicações sociais.
Competências-chave; Referenciais e propostas de intervenção. Um debate em aberto.
Apresentação e discussão dos textos:
European Union (2019), Key Competences for Lifelong Learning.
Rychen D.S. (2016), E2030 CONCEPTUAL FRAMEWORK: KEY COMPETENCIES FOR 2030 (DeSeCo 2.0), working paper, OECD.
Aula nº 4
29 Outubro 2021, 20:30 • Rita Sousa
Das recomendações aos resultados.
ALV e desigualdades sociais à escala global.
ALV em Portugal (o IEFA).
Apresentação e discussão do relatório
UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education, UNESCO (153-166)
Aula nº 4
29 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Das recomendações aos resultados.
ALV e desigualdades sociais à escala global.
ALV em Portugal (o IEFA).
Apresentação e discussão do relatório
UNESCO (2019), 4th Global Report on Adult Learning and Education, UNESCO (73-80; 123-152) (153-166)
Sessão nº 3
22 Outubro 2021, 20:30 • Rita Sousa
A ALV na agenda política e social. As conferências da UNESCO e as orientações da OCDE e da União Europeia
Apresentação e discussão dos textos:
UNESCO (2014 ), Educação de Adultos em retrospetiva. 60 anos de CONFINTEA, Brasília, UNESCO (p.13-31)
Alves, Mariana Gaio (2010), Aprendizagem ao longo da vida: entre a novidade e a reprodução de velhas desigualdades, Revista Portuguesa de Educação, 2010, 23(1), pp. 7-28