Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas dividem-se em práticas e teóricas, perfazendo um total de 12 semanas lectivas. Nas aulas teóricas (3h semanais) serão abordados os temas definidos no programa geral da unidade curricular e que servirão de base aos exercícios a desenvolver nas aulas práticas (6 horas semanais), de simulação e aproximação ao exercício de projecto. A sequência dos exercícios propostos implica uma sucessão de experiências em que a intuição vai sendo progressivamente enriquecida por uma reflexão sistemática convergente. Assim, a caracterização e sequência destes exercícios, bem como das aulas teóricas que os informam, permitem a apreensão genérica dos parâmetros e princípios que contribuem para o pensamento e prática arquitectónicas. Paralelamente serão discutidos excertos de textos incluídos na bibliografia básica. | A UC de Arquitectura I é uma disciplina de Prática Laboratorial de avaliação contínua, devendo os exercícios ser desenvolvidos, maioritariamente, durante o horário lectivo e na sala de aula. A avaliação terá em consideração dois aspectos: a proposta apresentada e a performance do aluno. Relativamente ao primeiro aspecto serão avaliados: os conceitos arquitectónicos explorados; a qualidade, criatividade e inovação da proposta apresentada, bem como a sua coerência e rigor; e evolução do processo criativo. No segundo aspecto: a participação do aluno nas actividades lectivas e interesse demonstrado pelas matérias leccionadas; a investigação e fundamentação dos temas propostos; o ritmo de aprendizagem; a participação activa no desenvolvimento do trabalho; a capacidade de comunicação (oral, escrita e gráfica); a entrega das várias etapas do exercício nos prazos pré-estabelecidos; a assiduidade e a pontualidade. Os três exercícios a desenvolver ao longo do semestre terão diferentes ponderações na avaliação final (15% do ex1 + 25% do ex2 + 40% do ex3 + 20% cf. progressão = avaliação final). A avaliação final da UC tem um coeficiente de progressão de 20 %, que tem como base a performance do aluno ao longo do semestre. A avaliação parcial é qualitativa (F a A) e a final quantitativa (0 a 20).