Sumários

Aproximações teóricas e metodológicas distintas sobre as fontes orais para a História de África

7 Dezembro 2020, 18:00 Rita Sousa


O debate entre aproximações teóricas e metodológicas distintas sobre fontes orais para aHistória de África. Os problemas suscitados pelas tradições orais e, em geral, pela história oral, com destaque para as história de vida

Em discussão: Stephen Belcher, "Oral Traditions as Sources"; Mary Dillard, "Oral History and Life History".

Condições e contextos de produção das fontes escritas, africanas e europeias

30 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Conclusão da discussão dos textos da aula anterior.

Condições e contextos de produção das fontes escritas, africanas e europeias, e dos contextos da sua produção.

Em discussão: Benedetta Rossi e Toby Green, "Introduction. Thick Contextualisation"; Adam Jones e Beatrix Heintze, "Introduction".

Ainda acerca dos problemas suscitados por Cooper e por Spies e Seesemann. A cobertura espacial limitada das fontes escritas europeias

23 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


1. Conclusão da discussão dos textos de Frederick Cooper e de Eva Spies e Rüdiger Seesemann.

2. A cobertura espacial limitada das fontes escritas europeias para o estudo hiastórico da África Subsariana. As outras fontes disponíveis, em particular as africanas, e a sua complementaridade. Em análise e discussão: mapas de Adam Jones, "The Dark Continent" em paralelo com mapas históricos do subcontinente.

Aula de três horas. a "descromatização" da História de África. o alargamento do objecto nas suas interconexões internas e com outras histórias;

16 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


DUAS AULAS (1h + 2h)

1. A História de África construída a partir de uma perspectiva da complexidade dos processos históricos; as insuficiências das perspectivas dicotómicas: a necessidade de "descromatizar" a História de África.

Texto em discussão: Pierre Boilley e Ibrahima Thioub, "Pour une histoire africaine de la complexité".

2. A extroversão da História de África: o alargamento do objecto nas suas interconexões internas e com outras histórias; as fragilidades do conceito de globalização e as respostas possíveis à "ameaça" dos estudos globais aos Estudos Africanos.

Textos em discussão: Frederick Cooper, "What Is the Concept of Globalization Good for?"; Eva Spies and Rüdiger Seesemann, "Pluralicity and Relationality".

Identidades étnicas e historicidade (conclusão). Ainda a periodização: panorama das grandes transformações sociais e políticas na África Subsaariana

9 Novembro 2020, 18:00 Rita Sousa


Identidades étnicas e historicidade. Conclusão da discussão do ensaio historiográfico de Gabrielle Lynch.

Ainda a periodização: panorama das grandes transformações sociais e políticas do continente africano: do Norte ao Oeste Africano, na longa duração atté a século XVII. Análise de mapas históricos e imagens de lugares emblemáricos (a continuar).