Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não
Objetivos Gerais / Objectives
Preparar os alunos para elaborarem um plano de Marketing Desportivo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
A. Conhecer os principais conceitos do Marketing Desportivo; B. Desenvolver uma estratégia e um plano de Marketing para organizações com enfoque no Desporto (prestadores de serviços desportivos e patrocinadores).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Quadro Conceptual do Marketing Desportivo 2. Comportamento do consumidor: a) Participantes como consumidores; b) Espectadores como consumidores 3. Marca, missão e valores 4. Segmentação e posicionamento 5. Marketing Mix 6. Caso Borussia Dortmund 7. As decisões de patrocínios 8. Caso "Clermont Ferrand" 9. Implementação e controle do plano de marketing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A relação entre tópicos programáticos e os objetivos de aprendizagem demonstra e sustenta a coerência dos conteúdos programáticos: Objetivo A: coberto pelo tópico programático 1), 2), 3),4), 5), 6) e 7) Objetivo B: coberto pelo tópico programático 8) e 9)
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 80% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Participação nas aulas com ponderação de 20% - Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aos alunos é pedida a sua participação na: 1. Realização de casos práticos; 2. Elaboração de trabalhos teórico/práticos; 3. Discussão nas aulas. Na discussão de casos e exercícios, os alunos devem ser activos e compreender que uma discussão participada é mais rica que uma correcção de um docente. Para além da discussão de casos, as aulas serão animadas por exposições do docente e dos alunos. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A coerência da relação entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem é garantida pelas seguintes associações: Objetivo A: processo de ensino-aprendizagem 1) e 3) Objetivo B: processos de ensino-aprendizagem 2)
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Shank, M., Lyberger, M., Sports Marketing, Routledge, New Jersey, 2022
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Mullin, B., Hardy, S., Sutton, W., Sport Marketing, 2014
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16