Métodos de Ensino e Avaliações
No processo de ensino-aprendizagem desta unidade curricular assume particular relevância o trabalho pessoal de cada estudante, incluindo: a participação nas aulas, a leitura criteriosa das bibliografias de trabalho e a pesquisa bibliográfica própria de materiais ilustrativos e de informação teórica e empírica sobre as questões abordadas. Em concreto, consta (a) do trabalho de estudo individual dos estudantes visando o contacto directo com a bibliografia, a pesquisa pessoal e a elaboração dos 2 ensaios para avaliação; (b) de aulas de ensino teórico e teórico-prático com exposição oral e visual e materiais seguida de discussão colectiva; (c) e de orientação tutorial em apoio do trabalho independente de cada aluno, em particular a pesquisa pessoal e a elaboração e discussão dos 2 Ensaios. Prevêem-se ainda (d) horas dedicadas a trabalho seminarial (p. ex. sobre os temas dos 2 Ensaios ou a análise crítica de estudos de caso) e eventuais visitas de campo. | A avaliação periódica consta da elaboração individual e apresentação escrita com discussão com o docente de 2 Ensaios - Relatórios de Leitura (40% + 50%), cada um com 10.000 a 20.000 caracteres. Neles serão tratados temas específicos com referência às problemáticas abordadas em cada capítulo do Programa, contando com acompanhamento tutorial continuado do docente em apoio da sua concretização. A avaliação valorizará ainda a participação nas aulas, quer do ponto de vista presencial, quer do envolvimento nos debates que aí têm lugar (10%). Em alternativa ou em caso de insucesso na avaliação periódica, podem os estudantes recorrer a exame final para obter aprovação na cadeira. Mas tal não obsta a que se exija prova do mesmo domínio da bibliografia e de aquisição de conhecimentos e competências.