Currículo
Português Como Língua Estrangeira - Iniciação A1.2 04556
Contextos
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do curso, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Reter linhas temáticas centrais de um breve texto expositivo oral (compreensão do oral). OA2. Produzir frases simples e isoladas sobre pessoas, lugares e rotinas diárias (produção do oral). OA3. Fazer e responder a perguntas simples sobre assuntos que lhe são familiares (interação do oral). OA4. Entender textos curtos e simples (leitura). OA5. Escrever expressões e frases simples (produção escrita).
Programa
Conteúdos temáticos: CT1. Identificação e caracterização pessoal (revisões) CT2. Experiências de vida (viagens/férias/passatempos) CT3. Desporto e Saúde CT4. Educação, estudo e vida profissional CT5. Aspectos da cultura portuguesa Conteúdos programáticos: CP1. Oralidade: Interagir/fazer e responder a perguntas simples. Comunicar em situações básicas do quotidiano. CP2. Escrita: Escrever pequenos textos (preencher uma ficha, escrever recados, notas e emails). CP3. Gramática: Flexão nominal, adjetival e verbal. Pronomes pessoais do complemento direto e indireto e reflexos. Verbos regulares e irregulares no presente do indicativo. Advérbios de quantidade e tempo. Determinantes e pronomes possessivos, demonstrativos e indefinidos. Modo imperativo. Preposição de origem, de movimento e de lugar. Imperfeito de cortesia (Podia/Queria). Graus dos adjetivos (comparativo/superlativo)
Método de Avaliação
A avaliação da UC pode ser realizada numa das seguintes modalidades: Avaliação ao longo do semestre: - participação pertinente nas tarefas, exercícios e dinâmicas propostos nas aulas (10%); - realização do curso online na plataforma: devem ser finalizados todos os módulos do curso e respetivas perguntas de seleção (10%) - apresentação oral, individual ou em grupo, sobre um dos temas abordados no programa (20%) - teste escrito presencial no final do curso, composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (60%). Na modalidade de avaliação contínua, esta UC implica a presença obrigatória em pelo menos 80% das aulas. - para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas Avaliação por exame: - realização de teste escrito composto por perguntas de selecção (escolha múltipla, preenchimento e correspondência) e exercícios de produção de resposta curta e longa (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Ligia Arruda, Gramática de Português Língua Não Materna. Porto: Porto Editora Olga Coimbra, Isabel Coimbra, Gramática Ativa 1. Lisboa: Lidel. Cláudia Oliveira, Luísa Coelho, Compreensão Oral em Ação A1/A2 , Lidel. Carla Oliveira e Luísa Coelho, Gramática Aplicada Português Língua Estrangeira - A1/A2/B1, Texto Editores.:
Secundária
- Conselho da Europa, Quadro europeu comum de referência para as línguas: Aprendizagem, ensino, avaliação (QECR). Porto: Edições ASA, 2011, null, https://area.dge.mec.pt/gramatica/quadro_europeu_total.pdf: