Currículo

Competências Relacionais e de Inteligência Emocional 04416

Contextos

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A/O estudante que complete com sucesso este módulo/Unidade Curricular será capaz de: OA1. Compreender a inevitabilidade do conflito e saber geri-lo adequadamente. OA2. Reconhecer os vários tipos de conflito e saber transformar os conflitos disfuncionais em conflitos funcionais. OA3. Utilizar a comunicação de forma assertiva e eficaz. OA4. Reconhecer as diferentes estratégias de resolução de conflitos, saber utilizá-las e adequá-las a diferentes situações. OA5. Reconhecer as especificidades e os aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa. OA6. Identificar o sucesso do trabalho em equipa realçando vantagens e dinâmicas subjacentes. OA7- Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade profissional.

Programa

CP1. A inevitavilidade do conflito CP1.1. Factores que conduzem ao conflito. CP1.2. Elementos de divergência nas situações de conflito. CP2. Os diferentes tipos de conflito nas equipas de trabalho: tarefa, processo e relação. CP3. A escalada de conflito. CP3.1. Utilização da Comunicação para prevenir ou estancar a escalada de conflito. CP4. Competências de resolução de conflitos CP4.1. Estratégias individuais na resolução de conflitos: evitamento, acomodação, competição, colaboração, compromisso. CP4.2. Adequação das estratégias de resolução de conflito à situação. CP5. Desenvolvimento de papéis relacionais e de estilos de participação no trabalho de equipa. CP5.1. Obstáculos à eficácia colectiva CP5.2. Particularidades das equipas virtuais

Método de Avaliação

A avaliação tem por base a demonstrações de talentos e capacidades intra/interpessoais instigadas por desafios concretos de simulação de situações/role plays que poderão enfrentar em contexto real de trabalho. De que resultará: Identificação e valorização dos recursos pessoais e de conhecimentos relacionais (25%); Clareza, objetividade e adequação dos materiais produzidos no âmbito do trabalho autónomo (25% ind. + 25% trab. grupo). Trabalho final de reflexão individual de um caso (25%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 50.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Neves, G.J., Garrido, M. V.; Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática, Lisboa, Edições Sílabo.:

Secundária

  • Mello e Sampayo, Marta & Belchior Rocha, Helena. (2021). The Role of Soft Skills Developing Engaged Students in Times of Uncertainty. 2851-2857. 10.21125/edulearn.2021.0616.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre