Currículo

Diversidade no Local de Trabalho (2 CTS) 04704

Contextos

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da Unidade Curricular, os alunos serão capazes de: OA1. Compreender a Diversidade no Mercado de Trabalho (DMT): - Definir DMT e a sua importância para as organizações. - Identificar os impactos da DMT na missão, funcionamento e capacidade de atuação das organizações. OA2. Desenvolver Competências Culturais para atuar em contextos de trabalho pautados pela diversidade - Reconhecer os parâmetros e processos que contribuem para a diversidade cultural. - Compreender as diferenças em tradições, costumes, práticas e perspectivas. OA3. Lidar com Desafios da DMT: - Identificar preconceitos e estereótipos relacionados com a DMT. - Desenvolver estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. - Fomentar ambientes de trabalho inclusivos e equitativos. OA4. Comunicar e Colaborar na Diversidade: - Adquirir e aplicar competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Reconhecer e aproveitar a DMT para aumentar a criatividade, inovação e resolução de problemas.

Programa

CP1. Conceitos Fundamentais da DMT - DMT: definições, tipos, importância para as organizações. Conceitos: discriminação, preconceito, estereótipos, assédio, legislação e políticas públicas. CP2. Competências Interculturais - Parâmetros e processos da diversidade cultural. - Diferenças em tradições, costumes e perspectivas. - Impacto da cultura na comunicação e interação. CP3. Enfrentando os Desafios da DMT - Identificação de preconceitos e estereótipos. - Impactos negativos da discriminação e do preconceito. - Estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. CP 4: Comunicação e Colaboração em Contextos Diversos - Competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Estratégias para comunicação eficaz em equipas multiculturais. - O papel da diversidade na criatividade, inovação e resolução de problemas.

Método de Avaliação

A Avaliação ao Longo do Semestre inclui as seguintes componentes: 1) Participação nas Aulas (15%). Critérios de avaliação: Registos de assiduidade e pontualidade; Participação ativa nas discussões em sala de aula; Demonstração de interesse e conhecimento sobre os temas abordados; Demonstração de trabalho autónomo de preparação para a resposta aos exercícios. 2) Trabalho de grupo (45%): Os estudantes deverão organizar-se em grupos (duas a três a pessoas) e desenvolver um projeto prático relacionado com a diversidade no mercado de trabalho. O projeto poderá envolver a pesquisa de um tema específico, a criação de materiais informativos ou a realização de uma campanha de sensibilização . Critérios de avaliação: 2.1 Componente escrita (30%): Qualidade do conteúdo do projeto; Originalidade e criatividade na abordagem do tema; Clareza da escrita e fundamentação teórica e substnativa; 2.2 Componente oral (15%): Demonstração de trabalho em equipa e colaboração entre os membros do grupo; Clareza e concisão na apresentação do projeto; Domínio do tema e capacidade de responder a perguntas. 3) A avaliação dos contributos de cada estudante para o resultado do trabalho final realizado em equipa inclui uma componente de autoavaliação e a coavaliação (25%): seguindo um guião previamente definido pelo/a docente, cada estudante realizará um relatório de até três paginas, no qual deve clarificar qual o seu contributo e de cada um dos seus colegas para a elaboração do trabalho em equipa; em que consistiu a sua colaboração; que desafios enfrentou de comunicação, como é que estes influenciaram a conceção e o que resultou do trabalho final. ete relatório inclui ainda um balanço sobre as aprendizagens adquiridas nesta Unidade Curricular e eventuais propostas de melhoria Procura-se assim permitir que os estudantes reflitam sobre as suas próprias aprendizagens e que recebam feedback dos seus colegas. 4) Teste Escrito Tipo Americano (15%). O teste visa avaliar o conhecimento adquirido pelos estudantes em relação aos conceitos e temas abordados na UC. Será composto por questõesde resposta curta ou dissertativa e perguntas de múltipla escolha. Considerações Gerais: na avaliação ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC nesta modalidade o estudante tem de estar presente em 75% das aulas e obter pelo menos 7 valores em cada uma das componentes de avaliação.. Avaliação final Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final através de um trabalho escrito individual segundo um tema e guião oportunamente enviado pelo/a docente. Esta componente de prova escrita é complementada com uma discussão oral (cotação 60% e 40%, respetivamente). Para fazer a discussão oral o/a estudante tem de obter obter pelo menos 8 valores na prova escrita.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre