Currículo
Diversidade no Local de Trabalho (2 CTS) 04704
Contextos
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da Unidade Curricular, os alunos serão capazes de: OA1. Compreender a Diversidade no Mercado de Trabalho (DMT): - Definir DMT e a sua importância para as organizações. - Identificar os impactos da DMT na missão, funcionamento e capacidade de atuação das organizações. OA2. Desenvolver Competências Culturais para atuar em contextos de trabalho pautados pela diversidade - Reconhecer os parâmetros e processos que contribuem para a diversidade cultural. - Compreender as diferenças em tradições, costumes, práticas e perspectivas. OA3. Lidar com Desafios da DMT: - Identificar preconceitos e estereótipos relacionados com a DMT. - Desenvolver estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. - Fomentar ambientes de trabalho inclusivos e equitativos. OA4. Comunicar e Colaborar na Diversidade: - Adquirir e aplicar competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Reconhecer e aproveitar a DMT para aumentar a criatividade, inovação e resolução de problemas.
Programa
CP1. Conceitos Fundamentais da DMT - DMT: definições, tipos, importância para as organizações. Conceitos: discriminação, preconceito, estereótipos, assédio, legislação e políticas públicas. CP2. Competências Interculturais - Parâmetros e processos da diversidade cultural. - Diferenças em tradições, costumes e perspectivas. - Impacto da cultura na comunicação e interação. CP3. Enfrentando os Desafios da DMT - Identificação de preconceitos e estereótipos. - Impactos negativos da discriminação e do preconceito. - Estratégias para reconhecer e mitigar os seus efeitos. CP 4: Comunicação e Colaboração em Contextos Diversos - Competências de comunicação verbal e não verbal em contextos diversos. - Estratégias para comunicação eficaz em equipas multiculturais. - O papel da diversidade na criatividade, inovação e resolução de problemas.
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre privilegia uma abordagem contínua, participativa e colaborativa, integrando diferentes dimensões do trabalho desenvolvido pelos/as estudantes. A aprovação nesta modalidade requer a presença em, pelo menos, 75% das aulas e uma classificação mínima de 7 valores em cada uma das componentes avaliadas. 1) Participação nas Aulas e Desempenho Oral (20%) Avaliação da assiduidade, pontualidade e participação ativa nas discussões em sala de aula e nos momentos de apresentação intermédia. Serão considerados: preparação prévia dos conteúdos, contributos para os debates, qualidade das intervenções orais e envolvimento crítico com os temas trabalhados. 2) Projeto de Grupo sobre Diversidade no Mercado de Trabalho (50%) Os estudantes organizam-se em grupos de 3 a 4 elementos e desenvolvem um projeto prático com base num dos temas definidos pela docente. Cada tema será atribuído a dois grupos, que o trabalharão em paralelo. O projeto inclui levantamento bibliográfico, pesquisa de dados estatísticos e contacto com uma organização real. 2.1) Produto escrito (30%) – Qualidade do conteúdo, fundamentação teórico-empírica, clareza da redação, criatividade e adequação ao público-alvo. 2.2) Apresentação oral (20%) – Clareza, estrutura, domínio do tema, articulação entre membros do grupo e capacidade de resposta. Cada grupo será avaliado pela docente e pelo grupo-par que trabalhou o mesmo tema, com base em grelha comum de critérios definidos previamente. 3) Auto e Coavaliação Individual (15%) Cada estudante entrega um relatório reflexivo individual (máx. 3 páginas) onde identifica o seu contributo e o dos colegas para o projeto de grupo, desafios de colaboração e comunicação, e balanço das aprendizagens adquiridas. Esta componente visa promover autorreflexão e responsabilização no trabalho em equipa. 4) Teste Escrito (15%) Prova individual com questões de escolha múltipla e perguntas de resposta curta, destinada a aferir os conhecimentos adquiridos sobre os conceitos e temas da UC. Avaliação Final (alternativa) Embora não recomendada, é possível optar pela avaliação final. Esta consiste num trabalho escrito individual, desenvolvido com base num guião e bibliografia definidos pela docente (60%), seguido de discussão oral obrigatória (40%). Apenas serão admitidos/as à discussão oral os/as estudantes que obtenham, no mínimo, 8 valores na componente escrita.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Kuptsch, Christiane & Charest, Eric A. (2021). The Future of Diversity. ILO|International Labour Organization report 2021. in:https://www.ilo.org/sites/default/files/wcmsp5/groups/public/%40dgreports/%40dcomm/%40publ/documents/publication/wcms_831316.pdf Kuptsch, Christiane & Charest, Eric A. (2021). "Diversity, equality and inclusion, discrimination and exclusion: defining the concepts, understanding the debate and analysing the political discourse". in: The Future of Diversity, ILO|International Labour Organization 2021. In: https://labordoc.ilo.org/discovery/delivery/41ILO_INST:41ILO_V2/12116496960002676:
Secundária
- Bolton S. (2007). Dimensions of dignity at work Dover, T.L., Kaiser, C.R. & Major, B. (2020). Mixed Signals: The Unintended Effects of Diversity Initiatives. Social Issue and Policy Review, 14 (1), p. 152-181. • https://doi.org/10.1111/sipr.12059 Lucena, S.C. | Santos, C.V.V (2019). Diversidade e Mercado de Trabalho no Brasil. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano | 10.33239/rtdh.v2i2.60 Feijó, A.P. S. & Riberiro, P.R.C (2024). Problematizações sobre a inclusão produtiva no mercado de trabalho: em foco a diversidade ou a diferença? Revista Interritórios | 10.51359/2525-7668.2024.261738 ILO (2016). Promoting diversity and inclusion through workplace adjustments: a practical guide. International Labour Office. • 978-92-2-128403-1 McGinnity et al. (2021). Measures to combat racial discrimination and promote diversity in the labour market. ESRI Survey and Statistical Report Series. • https://doi.org/10.26504/sustat110 Myers, A. (2003). O valor da diversidade racial nas empresas. Estud. afro-asiát. 25 (3) • https://doi.org/10.1590/S0101-546X2003000300005 Özgen, C. (2021). The economics of diversity: Innovation, productivity and the labour market. Journal of Economic Surveys • 10.1111/joes.12433 Saleiro, S. (Org.). Estudo nacional sobre necessidades das pessoas LGBTI e sobre a discriminação em razão da orientação sexual, identidade e expressão de género e características sexuais. Coleção Estudos de Género. CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Santos, W. (2008). Pessoas com deficiência: nossa maior minoria. Temas Livres • Physis 18 (3) • https://doi.org/10.1590/S0103-73312008000300008 Suedekum, J., Wolf, K. & Blien U. (2014). Cultural Diversity and Local Labour Markets. Regional Studies, 48 (1), p. 173-191 • 10.1080/00343404.2012.697142 Vohra, N. & Chari. V (Corrds.). (2015). Inclusive Workplaces: Lessons from Theory and Practice. Vikalpa Journal • https://doi.org/10.1177/02560909156015 Plataformas online Plataformas online ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO • APPDI https://www.appdi.pt/ CIG – COMISSÃO PARA A CIDADANIA E IGUALDADE DE GÉNERO• https://www.cig.gov.pt/ CITE – COMISSÃO PARA A IGUALDADE NO TRABALHO E NO EMPREGO • https://cite.gov.pt/web/pt COMISSÃO PARA IGUALDADE E CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL • https://www.cicdr.pt/ CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA • https://www.inr.pt/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia EIGE EUROPEAN INSTITUTE FOR GENDER EQUALITY • https://eige.europa.eu/ EQUALITY AND HUMAN RIGHTS COMISSION • https://equalityhumanrights.com/en EUROFOUND - European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions • https://www.eurofound.europa.eu/pt • https://news.un.org/pt/story/2022/04/1785352 • https://www.piposaude.com.br/blog/acoes-de-diversidade-e-inclusao • https://www.dgert.gov.pt/promoting-diversity-and-inclusion-through-workplace-adjustments-a-practical-guide: