Currículo
Ética e Deontologia 00666
Contextos
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre
ECTS
1.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA*1. Reconhecer e analisar problemas éticos nas situações quotidianas OA2. Demonstrar consciência dos próprios valores e analisar criticamente as tensões entre valores pessoais, profissionais e sociais. OA3 - Saber como decidir para favorecer o carácter ético das decisões no quotidiano pessoal e profissional *Objectivos de aprendizagem
Programa
CP*1 Formas de abordar a ética: deontologia, virtude e consequências. Ética e moral. CP2 -Enviesamentos na percepção da ética das decisões CP3 - Detecção dos problemas éticos em diferentes contextos socioprofissionais CP4 - Etapas da tomada de decisão ética no domínio profissional CP5 -Ética e responsabilidade social: problemas éticos nos grupos e nas organizações *Conteúdos Programáticos
Método de Avaliação
Requer a presença assídua nas aulas e um trabalho contínuo ao longo da duração da UC. Os elementos para avaliação e respectivos pesos na nota final são os seguintes: -Trabalho Individual: análise crítica de um caso de problema ou dilema ético (40%) -Participação e trabalhos em aula (20%) -Assiduidade (10%) -Trabalhos de casa (30%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 17.5
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Simões, E. J. (2015). Agir de forma ética. In J. G. Neves, M. V. Garrido & J. E. Simões (Orgs.), Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais - 3ª Ed. ( pp. 149 - 172). Lisboa: Edições Sílabo. Moleiro, C.,& - Collins, E (2016) Ética em contexto académico. In M. Vaz Garrido, & M. Prada (Cordenadoras), Manual de Competências Académicas (pp. 193-220). Lisboa: Edições Sílabo. Bazerman, M.H., & Tenbrunsel, A.E. (2011). Blind spots: Why we fail to do what's right and what to do about it. Princeton University Press: Princeton, NJ :
Secundária
- Treviño, L. K. & Nelson, K. A. (2013). Managing business ethics: Straight talk about how to do it right, 6th Ed. Hoboken, NJ: Wiley. Lagan, A., & Moran B. (2006). 3D ethics (3 Dimensional Ethics) : implementing workplace values. New York : eContent Management Pty Ferrell, O. C. , Fraedrich J., & Ferrell L.(2017). Business ethics: ethical decision making and cases. Boston : Cengage Learning Baron, J. (2015). Citizenship and morality. Morality and Ethics, 6, 6-9. Banks,S, & NØhr, K. (2008). Ética prática para as profissões do trabalho social. Porto : Porto Editora. Banaji, M., Bazerman, M., & Chugh, D. (2003). How (un)ethical are you? . Harvard Business Review, 81(12), 56-64. :