Currículo

Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação IGD-I

Contextos

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os Alunos e Alunas que completem esta UC serão capazes de: OA1.Distinguir os conceitos de sexo e género OA2.Participar em projectos de investigação que recorram à perspectiva do género para analisar a desigualdade social e os obstáculos à implementação do princípio da igualdade. OA3.Participar em projectos de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas em pertenças ligadas ao género, ou em intersecção com o género.

Programa

I - Género e diversidade - conceitos básicos Significado social e experiencial do género Interseccionalidade e diversidade humana: género, raça, classe, orientação sexual, identidade de género, diversidade funcional, geração. II - Políticas para a igualdade de género e diversidade Portugal União Europeia Nações Unidas

Método de Avaliação

Avaliação Contínua -Participação em aula com exercícios e debates sobre visualização de vídeos-10% -Trabalho individual (com tutoria da docente) sobre artigos e capítulos de livros que o estudante tem como leitura adicional, sistematização de uma exemplo e comentário critico-90% Exame Todas as épocas de exame são avaliadas com um trabalho individual - 100% O docente pode requerer avaliação por exame oral como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Amâncio, L. (2017) Assimetria simbólica. Breve história de um conceito. In João Manuel Oliveira e Lígia Amâncio (orgs.) Géneros e Sexualidades: Intersecções e Tangentes, pp.17-36 Ebook disponível em http://gensexinter.tumblr.com Oliveira, João Manuel de. (2013). Cidadania sexual sob suspeita: uma meditação sobre as fundações homonormativas e neo-liberais de uma cidadania de "consolação". Psicologia & Sociedade, 25(1), 68-78. Schiebinger, Londa (2016). Expandindo o kit de ferramentas agnotológicas: métodos de análise de sexo e gênero. Feminismos, 85-103. Oliveira, J. M. (2017). Desobediências de género. Salvador: Devires Collins, Patricia Hill, & Bilge, Sirma (eds). Intersectionality. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.:

Secundária

  • Amância, L., As mulheres e os direitos humanos. Entre 200 anos antes e 50 anos depois da Declaração Universal., 1999, Amâncio, L. (1999) As mulheres e os direitos humanos. Entre 200 anos antes e 50 anos depois da Declaração Universal. Finisterra, 61-66, Santos, A. C. (2023). LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe. Citizenship, Care and Choice. London: Palgrave Macmillan Colling, Leandro (2016). Dissidências sexuais e de género. Salvador: EDUFBA Fausto-Sterling, Anne (2012). Sex/Gender: Biology in a social world. New York: Routledge.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre