Currículo

Igualdade de Género e Diversidade - Iniciação IGD-I

Contextos

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Estudantes que completem esta UC serão capazes de: OA1.Distinguir os conceitos de sexo e género OA2.Participar em projectos de investigação que recorram à perspectiva do género e da diversidade para analisar as desigualdades sociais e os obstáculos à implementação dos princípios da igualdade e da diversidade. OA3.Participar em projectos de intervenção destinados a combater as desigualdades baseadas em pertenças ligadas ao género, ou em intersecção com o género. OA4. Entender a diversidade do espectro de género.

Programa

CP1- Género e diversidade - conceitos básicos CP2-Significado social e experiencial do género. Género e cidadania. CP3-Interseccionalidade e diversidade humana: género, raça, classe, orientação sexual, identidade de género, diversidade funcional, geração. CP4-Políticas para a igualdade de género e diversidade: Portugal União Europeia Nações Unidas

Método de Avaliação

O regime de avaliação dos conhecimentos será avaliação ao longo do semestre, implicando para isso a presença em 75% das aulas. A avaliação basear-se-á na nota de: 1 trabalho individual (capacidades de exposição e argumentação 80%) e participação ao longo do semestre nos exercícios em aula (avaliação das capacidades de exposição e argumentação oral 20%). O trabalho consiste numa recensão de um artigo ou capítulo escolhido de uma lista de textos seleccionados pela equipa docente. A média ponderada destas avaliações deve ser superior a 9,5 para garantir a aprovação. É exigida nota mínima de 8 valores em todos os momentos de avaliação. A avaliação por exame corresponderá à entrega de um trabalho individual (100%). O enunciado do trabalho será disponibilizado no moodle 3 dias antes da data de entrega. Para aprovação em exame final, a nota mínima é de 9,5 valores. Os critérios de avaliação do trabalho e do exame serão: qualidade da apresentação dos argumentos e das propostas conceptuais e metodológicas, reflexividade crítica e qualidade da forma. A equipa docente pode requerer avaliação por exame oral como complemento, sempre que se justifique (ex. caso de dúvida relativamente a plágio).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Amâncio, L. (2017) Assimetria simbólica. Breve história de um conceito. In João Manuel Oliveira e Lígia Amâncio (orgs.) Géneros e Sexualidades: Intersecções e Tangentes, pp.17-36 Ebook disponível em http://gensexinter.tumblr.com Oliveira, João Manuel de. (2013). Cidadania sexual sob suspeita: uma meditação sobre as fundações homonormativas e neo-liberais de uma cidadania de "consolação". Psicologia & Sociedade, 25(1), 68-78. Schiebinger, Londa (2016). Expandindo o kit de ferramentas agnotológicas: métodos de análise de sexo e gênero. Feminismos, 85-103. Oliveira, J. M. (2017). Desobediências de género. Salvador: Devires Collins, Patricia Hill, & Bilge, Sirma (eds). Intersectionality. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons.:

Secundária

  • Andrade, L. N. de & Saleiro, S. P. (2020). Trans(i)legalidade: Direitos LGBT+ no Brasil e em Portugal. Cadernos de Gênero e Diversidade. 6 (4), 100-122 Santos, A. C. (2023). LGBTQ+ Intimacies in Southern Europe. Citizenship, Care and Choice. London: Palgrave Macmillan Colling, Leandro (2016). Dissidências sexuais e de género. Salvador: EDUFBA Fausto-Sterling, Anne (2012). Sex/Gender: Biology in a social world. New York: Routledge.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre