Currículo

Introdução à Sustentabilidade 03657

Contextos

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

(OA1) O/A estudante deverá ser capaz de identificar os principais desafios globais da humanidade: mudanças climáticas, desigualdade, escassez de recursos, perda de biodiversidade, poluição e crescimento populacional. Compreender a sua evolução e como as ações humanas influenciam e que oportunidades surgem desses desafios. (OA2) O/A estudante deverá entender as 3 dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e económica. Preservação dos ecossistemas, uso sustentável dos recursos, proteção da biodiversidade, promoção da igualdade, justiça social, acesso à educação e saúde, e o bem-estar geral. Sistemas económicos resilientes, inclusivos e que promovem a prosperidade sem degradar o meio ambiente. (OA3) Pretende-se que o/a estudante conheça os ODS2030 e compreensão de seus objetivos, metas e indicadores, através do estudo e análise de boas práticas em sustentabilidade que têm sido implementadas por empresas, governos e organizações não-governamentais ao redor do mundo.

Programa

P1. O que é sustentabilidade? a. Evolução do conceito b. Estado atual do conhecimento c. Visão sistémica e interdisciplinaridade P2. Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias: a abordagem dos ODS das Nações Unidas como orientação para 2030 P3. O contributo dos cidadãos através das suas ações pessoais e da sua participação nas instituições

Método de Avaliação

A avaliação ao longo do semestre consistirá na presença em 80% das aulas - (5%) Nas participação em discussões presenciais (20%) Trabalho autónomo (individual e em grupo) - (25%) Trabalho final (50%). Avaliação final por exame (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de um trabalho. A avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%). – Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas;

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ferreira, José. (2021). Desenvolvimento Sustentável: apontamentos sobre o conceito. 10.51324/80277711. Portney, K. (2015), Sustainability, MIT Press Essential Knowledge series Sachs, J. (2015) The Age of Sustainable Development, Columbia University Press Thiele, L. P. (2013) Sustainability: Key Concepts, John Wiley & Sons Getting started with the Sustainable Development Goals, UN Sustainable Development Solutions Network, https://sdg.guide/ https://sustainabledevelopment.un.org/post2015/transformingourworld:

Secundária

  • -:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre