Currículo

Competências em Buddy Mentoring BM

Contextos

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar dimensões da mentoria, de forma teórica e empiricamente informada. OA2. Descrever os instrumentos e serviços da comunidade Iscte que podem apoiar a integração de novos estudantes, e explicar como e quando usá-los na mentoria. OA3: Aplicar práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis diversos, demonstrando respeito, empatia, comunicação eficaz e resolução de problemas. OA4: Participar em dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes, colaborando com outros intervenientes, partilhando experiências, informações e recursos. OA5: Implementar estratégias de acompanhamento em mentoria, monitorizando o progresso dos mentees e fornecendo feedback construtivo. OA6: Reconhecer a importância de um contexto universitário saudável e o papel ativo dos estudantes na promoção e construção do mesmo OA7: Reconhecer a diversidade de experiências e identidades dos estudantes no ensino superior, adotando práticas de mentoria que promovam a inclusão

Programa

CP1. Desenvolvimento pessoal: competências comunicacionais e valores CP1.1 Dimensões e orientações da mentoria no contexto de diversidade dos públicos estudantis CP1.2 Instrumentos e serviços do Iscte de reforço do apoio à integração dos novos estudantes CP1.3 Práticas de mentoria para o acolhimento e integração de estudantes com perfis sociais diversos CP2. Dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes CP2.1 O mentor como dinamizador de trabalho colaborativo CP2.2 Adaptabilidade e flexibilidade nas interações em contextos de diversidade CP2.3 Recursos do Iscte que promovem a integração e aprendizagem e estratégias de acompanhamento CP3. Saúde no contexto universitário CP3.1. Saúde comunitária e prescrição social CP3.2 Mentores/as enquanto facilitadores/as da saúde e bem-estar CP4. Diversidade e inclusão no contexto académico CP4.1. Diversidade, equidade e inclusão na universidade CP4.2: Estigma social e desafios enfrentados por estudantes

Método de Avaliação

A avaliação das atividades e aprendizagens adquiridas pelos estudantes considera os seguintes parâmetros: Assiduidade e participação nas atividades em sala de aula: 25%. Atividades em grupo (duas a três pessoas) em sala de aula baseadas em desafios específicos sugeridos pela/o docente (25%). Portfólio individual com planeamento e cronograma de atividades e avaliação do programa de mentoria, expressando as suas opiniões, sugestões e críticas sobre os temas abordados, as atividades realizadas, os resultados alcançados e os benefícios obtidos (50%). Esta unidade curricular não possui um exame escrito, considerando o seu carácter prático, experimental e de simulação, características de uma aprendizagem baseada em problemas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 38.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Lamas, E. et al. (2021). Acção Tutorial e de Mentoria no Ensino Superior. E- Revista De Estudos Interculturais, (5). https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4007 Roche, P. et al (2021).The benefits of being a buddy. Health Equity, 5 (1). DOI: 10.1089/heq.2020.0060 Terrian, J.L. et al. (2007). A taxonomy of the characteristics of student peer mentors in higher education. Mentoring & Tutoring, 15 (2), pp. 149-164.:

Secundária

  • Eberhard Raithelhuber & Marija Mitic. (2025). "Social mentoring in Austria's universities. What does this mean for social work?". Soziales_kapital, Vol. 30 (2025). Category: Social work science. Innsbruck. Scorsolini-Comin, F & Gabriel, C.S. (2019). O que pode ser considerado inovador no ensino superior contemporâneo? considerações sobre o acolhimento estudantil. Revista da SPAGESP, 20(2), 1-5. Soares, A. P., Almeida, L.S., Diniz, A..M. & Guisande, M. A., (2006). Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas. Análise Psicológica, 1 (XXIV): 15-27. Taylor, J.S., Brites, R. et al. (2008). Improving student satisfaction and sucess in Portugal. Higher Education Management and Policy 20 (1):

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre