Currículo
Competências em Buddy Mentoring BM
Contextos
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre
Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre
ECTS
2.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Identificar dimensões e orientações da mentoria usando conceitos e referências teóricas adequadas. OA2. Descrever os instrumentos e serviços da comunidade Iscte que podem apoiar a integração e inclusão dos novos estudantes, e explicar como e quando usá-los na mentoria. OA3: Aplicar práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis sociais diversos, demonstrando respeito, empatia, comunicação eficaz e resolução de problemas. OA4: Participar em dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes, colaborando com outros mentores e com os profissionais da instituição, partilhando experiências, informações e recursos. OA5: Desenvolver competências para mentoria em literacia digital, alcançando um nível intermédio ou superior de pesquisa, criação de conteúdos, comunicação e segurança online. OA6: Implementar estratégias de acompanhamento em mentoria, monitorizando o progresso dos estudantes mentees e fornecendo feedback construtivo.
Programa
CP1. Desenvolvimento pessoal: competências comunicacionais e valores. CP1.1 Dimensões e orientações da mentoria no contexto de diversidade dos públicos estudantis. CP1.2 Instrumentos e serviços da comunidade Iscte que apoiam a integração e inclusão dos novos estudantes. CP1.3 Práticas de mentoria para o acolhimento e integração dos estudantes com perfis sociais diversos. CP2. Dinâmicas de trabalho em equipa e construção de redes. CP2.1 O mentor como dinamizador de trabalho colaborativo. CP2.2 Adaptabilidade e flexibilidade nas interações em contextos de diversidade CP2.3 Trabalho colaborativo: caracterização da dinâmica grupal, fases de evolução e movimentos críticos. CP3. Guia de acolhimento dos estudantes. CP3.1. GPS: serviços e manuais para utilização de ferramentas digitais disponíveis no Iscte para facilitar a sua aprendizagem online. CP3.2 Atividades de integração. CP3.3 Estratégias de acompanhamento de suporte à integração.
Método de Avaliação
A avaliação das atividades e aprendizagens adquiridas pelos estudantes considera os seguintes parâmetros: Assiduidade e participação nas atividades em sala de aula: 25%. Apresentação em grupo de duas a três pessoas do portfólio com planeamento e cronograma de atividades face a perfis/desafios específicos sugeridos pela/o docente (25%). Portfólio individual com planeamento e cronograma de atividades e avaliação do programa de mentoria, expressando as suas opiniões, sugestões e críticas sobre os temas abordados, as atividades realizadas, os resultados alcançados e os benefícios obtidos (50%). Esta unidade curricular não possui um exame escrito, considerando o seu carácter prático, experimental e de simulação, características de uma aprendizagem baseada em problemas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 38.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Lamas, E. et al. (2021). Acção Tutorial e de Mentoria no Ensino Superior. E- Revista De Estudos Interculturais, (5). https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4007 Roche, P. et al (2021).The benefits of being a buddy. Health Equity, 5 (1). DOI: 10.1089/heq.2020.0060 Terrian, J.L. et al. (2007). A taxonomy of the characteristics of student peer mentors in higher education. Mentoring & Tutoring, 15 (2), pp. 149-164.:
Secundária
- Scorsolini-Comin, F & Gabriel, C.S. (2019). O que pode ser considerado inovador no ensino superior contemporâneo? considerações sobre o acolhimento estudantil. Revista da SPAGESP, 20(2), 1-5. Soares, A. P., Almeida, L.S., Diniz, A..M. & Guisande, M. A., (2006). Modelo Multidimensional de Ajustamento de jovens ao contexto Universitário (MMAU): Estudo com estudantes de ciências e tecnologias versus ciências sociais e humanas. Análise Psicológica, 1 (XXIV): 15-27. Taylor, J.S., Brites, R. et al. (2008). Improving student satisfaction and sucess in Portugal. Higher Education Management and Policy 20 (1):