Currículo

Mandarim e Cultura Chinesa 03289

Contextos

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 1º Semestre

Groupo: Curso Institucional em Competências Transversais > Competências Transversais > 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados simples, que expressam as suas necessidades. OA2. Apresentar-se e apresentar outros e ser capaz de fazer perguntas e dar respostas sobre aspetos pessoais. OA3. Escrever frases e orações muito simples enlaçadas com conectores simples. OA4. Ler e compreender textos breves, fáceis e de conteúdo predizível formados por palavras de uso frequente. OA5. Comunicar e interagir de modo simples, se o interlocutor falar lentamente e de forma cooperante.

Programa

Conteúdo Temático/ Técnico Gramatical: CT1. Cumprimentos: Estrutura base CT2. Algarismos: Predicado adjetivo CT3. Nacionalidade: Questões Sim-Não CT4. Fazer amigos: Verbo ser CT5. Direções: Pronomes interrogativos CT6. Tempos livres: Estrutura de predicado verbal CT7. Escola: Atributivos possessivos CT8. Família e profissões: Numerais até 100, Verbo ter, Interrogativa de quantidade CT9. Idade: Datas, Expressões de tempo; Frases com predicados nominais, Interrogativas CT10. Compras: Preposições; Frases com duplo complemento- objeto e com predicado adjetivo CT11. Tempo e horas: Expressões de tempo, Verbos auxiliares, Estrutura composta; Complemento composto de dois objetos CT12. Saúde: Estrutura sujeito-predicado como predicado; Formas alternativas de interrogativa; CT13. Espaços da casa: Definir alteração de estado, Verbos auxiliares CT14. Datas festivas: Quatro estruturas fundamentais, Seis formas de interrogativas

Método de Avaliação

1) Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e Participação nas aulas - 20% da nota final; b) Teste de avaliação individual - 80 % da nota final - Compreensão escrita (20%) - Vocabulário (20%) - Gramática (20%) - Compreensão oral (20%) 2) Avaliação final por exame (individual) Realização de uma prova de avaliação final - 100% da nota final Nota: Os campos da avaliação aplicam-se a todas as modalidades de ensino que vigorem (presencial, misto ou online). O teste de avaliação ao longo do semestre destina-se aos estudantes que participem de forma regular nas aulas, com um mínimo de assiduidade de 70%. Para concluir com sucesso a avaliação ao longo do semestre, os estudantes não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas. A avaliação final pode ser complementada com prova oral quando solicitado pelo docente.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Liu, X. (2010). New practical Chinese reader (2nd ed., Vol. 1). BLCU Press. Wang, S., & Yao, S. (2012). Developing Chinese: Elementary speaking course 1 (2nd ed.). BLCU Press. Alves, A. C. (2017). Dicionário académico de chinês-português / português-chinês. Porto Editora.:

Secundária

  • Liu, Y. (2008). Integrated Chinese: Simplified characters textbook (3rd ed., Level 1, Part 1). Cheng & Tsui Company, Inc. Liu, X. (2010). New practical Chinese reader: Workbook (2nd ed., Vol. 1). BLCU Press.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre