Currículo

Literacia Digital Módulo I: Iniciação LDMI

Contextos

Groupo: Módulos preparatórios > Tecnologias da Informação

Groupo: Módulos preparatórios > Tecnologias da Informação

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. adquirir conhecimentos gerais sobre a utilização de um computador OA2. operar aplicações e ferramentas em ambiente de trabalho no Sistema Operativo Windows OA3. acesso e introdução ao Office 365 ISCTE-IUL ? utilizar as principais aplicações de processamento de texto, cálculo e apresentação do Office 365 (Word, Excel, Powerpoint, Outlook) OA4. navegar e pesquisar na World Wide Web

Programa

CP1. Componentes de um computador a) Tipos de computador b) Identificar componentes e periféricos de um computador c) Utilização do rato d) Utilização do teclado CP2. Introdução ao Ambiente de Trabalho e Criação de Documentos a) Elementos gráficos de navegação e interacção (ícones, janelas, botões, barras, menus) b) Acesso ao Office365 ISCTE-IUL c) Aplicações do Office365 ISCTE-IUL d) Criar, editar, guardar e imprimir um documento no processador de texto Word e) Criar, editar, guardar e imprimir um documento numa folha de cálculo Excel f) Criar, editar, guardar e imprimir um documento numa apresentação de slides Powerpoint. g) Acesso à OneDrive h) Gerir ficheiros e pastas na One Drive CP3. A Internet a) Introdução à Internet b) Aceder e utilizar o correio electrónico e webmail institucional c) Aceder e utilizar o Sistema de Ajuda do ISCTE-IUL d) Aceder, navegar e pesquisar na World Wide Web

Método de Avaliação

A metodologia a utilizar será essencialmente de carácter teórico-prático, centrada na introdução e explicação dos diversos tópicos a abordar, seguidas de exercícios nas aplicações e ferramentas a utilizar. | A avaliação está fundamentada em exercícios práticos, resolvidos individualmente ou em pares, em sala de aula, através da utilização de ferramentas digitais. Prevê-se três exercícios relacionados com os tópicos principais do programa, cuja realização está apoiada num guião, cada um com ponderação na avaliação final de 30%. A assiduidade às aulas tem um peso de 10%. Não se prevê avaliação por exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 30.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Sá, S. (2015) Manual de Microsoft Excel. Edição de autor: Lisboa. Disponível em http://www.ispa.pt/ficheiros/documentos/microsoft_excel.pdf Sá, S. (2013). Manual de Microsoft Word. Instituto Superior Técnico, Gabinete de Apoio ao Tutorado. Lisboa. Disponível em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428715908/Manual%20Formativo%20Microsoft%20Word.pdf Sá, S. (2015). Microsoft Powerpoint. Manual Formativo. Instituto Superior Técnico, Gabinete de Apoio ao Tutorado. Lisboa. Disponível em https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/563568428715910/Manual%20Formativo%20Microsoft%20PowerPoint.pdf:

Secundária

  • Vaz,I. /2010). Utilizar a Internet, Depressa & Bem. FCA: Lisboa Urbano, M. (2008). Google Guia de Consulta Rápida. FCA: Lisboa. Poupa, C. (2015). Como Apresentar em Público Teses, Relatórios. Edições Sílabo: Lisboa. Poupa, C. (2018). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico Usando o Word. Edições Sílabo: Lisboa.:

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre