Currículo

Literacia Digital Módulo I: Iniciação LDMI

Contextos

Groupo: Módulos preparatórios > Tecnologias da Informação

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ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. adquirir e consolidar conhecimentos gerais sobre a utilização de um computador. OA2. operar aplicações e ferramentas em ambiente de trabalho no Sistema Operativo Windows. OA3. utilizar as principais aplicações de processamento de texto e cálculo do Office 365 (Word, Excel, Outlook). OA4. navegar e pesquisar na World Wide Web.

Programa

CP1. Componentes de um computador a) Tipos de computador b) Identificar componentes e periféricos de um computador c) Utilização do rato d) Utilização do teclado CP2. Introdução ao Ambiente de Trabalho e Criação de Documentos a) Elementos gráficos de navegação e interacção (ícones, janelas, botões, barras, menus) b) Acesso ao Office365 ISCTE-IUL c) Aplicações do Office365 ISCTE-IUL d) Criar, editar, guardar e imprimir um documento no processador de texto Word e) Criar, editar, guardar e imprimir um documento numa folha de cálculo Excel f) Acesso à OneDrive ISCTE-IUL g) Gerir ficheiros e pastas na One Drive CP3. A Internet a) Introdução à Internet b) Aceder e utilizar o correio electrónico e webmail institucional c) Aceder, navegar e pesquisar na World Wide Web

Método de Avaliação

A avaliação da unidade curricular está alinhada com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte e com o seu modelo pedagógico, privilegiando modalidades e instrumentos que refletem a natureza eminentemente prática da UC e os objetivos de aprendizagem definidos. A modalidade de avaliação prevista é a Avaliação ao Longo do Semestre, centrada na realização de exercícios práticos individuais em sala de aula, desenvolvidos com recurso a ferramentas digitais e diretamente relacionados com os conteúdos programáticos. Esta modalidade visa aferir de forma contínua a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de competências no domínio da literacia digital, bem como a capacidade de aplicar esses conhecimentos em contextos concretos. No decurso do semestre, os/as estudantes realizarão quatro exercícios individuais práticos, cada um correspondente a um bloco temático central da UC: (1) componentes e utilização do computador; (2) ambiente de trabalho, criação e gestão de ficheiros; (3) utilização de um processador de texto; e (4) utilização de uma folha de cálculo e competências básicas de navegação e pesquisa na web. Cada exercício será desenvolvido com base num guião previamente disponibilizado e terá um peso de 25% na classificação final, perfazendo um total de 100%. A realização dos exercícios constitui a base de avaliação da UC e permite aferir de forma progressiva o alcance dos objetivos de aprendizagem, em particular a aquisição de competências técnicas essenciais no uso de aplicações digitais, a autonomia na resolução de problemas e a capacidade de transferência de conhecimentos para diferentes contextos. Para poder concluir a UC através desta modalidade de avaliação, os/as estudantes devem cumprir um critério mínimo de 80% de assiduidade às aulas, condição necessária para a realização dos exercícios e para a consolidação prática dos conteúdos abordados. Atendendo ao caráter eminentemente prático da unidade curricular, não está prevista avaliação por exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução