Currículo

Design de Jogos 04128

Contextos

Groupo: Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (Iscte-Sintra) > Departamento de Ciências Sociais e Empresariais (DCSE) > 1.º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No fim da unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: (OA1) Compreender os elementos fundamentais do design de jogos, como mecânicas, narrativa e estética; (OA2) Explorar a criação de narrativas interativas e entender como estas podem influenciar a experiência do jogador; (OA3) Conhecer algumas técnicas, ferramentas e tecnologias relevantes para o desenvolvimento de jogos; (OA4) Praticar a prototipagem e iteração para ajustar a jogabilidade e a experiência do utilizador; (OA5) Desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento criativo na conceção de jogos; (OA6) Analisar criticamente jogos existentes para entender as suas mecânicas, narrativas e aspetos técnicos; (OA7) Discutir questões éticas no design de jogos, como representação, diversidade e inclusão.

Programa

CP1 - Introdução ao design de jogos digitais CP2 - Análise funcional do jogo CP3 - Estrutura narrativa CP4 - Design, prototipagem e iteração: Guião, storyboard e etapas de produção, Gestão do processo de design: Design de níveis, Ferramentas de prototipagem de jogos, GDD (Game Design Document) CP5 - Arte, design visual, som e música: Princípios básicos de design e animação, Design de personagens, Design de som, produção e integração de efeitos sonoros CP6 - Plataformas e tecnologias: Ambientes de desenvolvimento de jogos, Tipos de Game Engines, métricas e controlo de qualidade CP7 - Ética e Responsabilidade CP8 - Tendências futuras em design de jogos: Realidade Virtual e Aumentada; Inteligência Artificial em Jogos; Exploração de novas plataformas e tecnologias

Método de Avaliação

A avaliação será realizada ao longo do semestre, implicando uma presença mínima de 75% nas aulas, sendo os alunos avaliados em diferentes dimensões, de acordo com o seu envolvimento nos processos de produção de trabalho, o interesse demonstrado nas várias matérias e na sua capacidade de produção dos vários conteúdos que deverão ser solicitados ao longo da UC. A nota final resulta da ponderação: 80% projetos + 10% envolvimento nas atividades + 10% progressão.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Adams, E. & Rollings, A. (2007). Fundamentals of Game Design. New Jersey: Pearson / Prentice Hall. [ISBN: 9780131687479] Alice (2021). Alice ? Tell stories. Build games. Learn to program. https://www.alice.org/ Crawford, Chris (2013). On interactive storytelling, 2ª edição. EUA: New Riders Landers, R. N., & Landers, A. K. (2015). An empirical test of the theory of gamified learning the effect of leaderboards on time-on-task and academic performance. Simulation & Gaming, 45(6), 769-785. Isbister, C. (2006) Better Game Characters by Design, A psychological Approach, San Francisco: Morgan Kaufmann Publishers. Rogers, S. (2014). Level Up! The Guide to Great Video Game Design, 2nd Edition. US: Wiley Salen, K., & Zimmerman, E. (2004). Rules of play - game design fundamentals. Cambridge, Massassuchets, EUA, Londres RU: MIT Press Souto, V. T., & Fragelli, R. R. (2016) O processo de design de jogos educativos. Design de jogos Educativos: da ideia ao jogo. Brasília, Brasil: Edições CIESPAL: - -

Secundária

  • Schell, J. (2008). The Art of Game Design: A book of lenses. US: Morgan Kaufman Publishers Hiwiller, Z. (2016). Players Making Decisions: Game Design Essentials and the Art of Understanding Your Players. New Riders:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre