Currículo
África Contemporânea: História e Atores 04575
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de História > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 – Aplicar criticamente conceitos na explicação da história contemporânea de África desde 1945, data do Congresso de Manchester, até à atualidade (como hegemonia, poder ou desenvolvimento); OA2 – Retratar de forma genérica o continente africano, identificando grandes linhas de apresentação da sua geografia física e humana; OA3 – Aplicar conceitos para a análise das realidades históricas (em especial da história política) do continente africano; OA4 – Compreender os processos de luta política e armada de libertação do continente africano; OA5 – Caraterizar os sistemas políticos e as suas alterações desde as independências até à atualidade; OA6 – Identificar líderes e instituições políticas na África contemporânea; OA7 – Compreender as propostas para a descolonização do pensamento de diferentes autores/as africanos/as; OA8 – Debater agendas e propostas endógenas do continente para o desenvolvimento, entendido numa perspetiva holística e integradora.
Programa
1. Retrato do continente africano: geografia, recursos, línguas, religiões 2. História política de África: das lutas de libertação à atualidade 3. Pensadores da libertação: descolonização, pan-africanismo, feminismos 4. Agenda africana para o desenvolvimento
Método de Avaliação
1. Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 30%; b) Apresentação em aula - 30%; c) Ensaio de revisão de 2 textos da bibliografia da UC (2000 a 2500 palavras), no qual os estudantes deverão indicar os argumentos, a metodologia, o referencial teórico e conceptual, e as principais conclusões - 40%. 2. Exame final. O ensaio pode ser redigido em português ou inglês e deve ser submetido no Moodle até às datas de 1ª ou 2ª época. Por cada dia de atraso na entrega do ensaio serão descontados 0,5 valores. A deteção de plágio e de outras formas de fraude académica nos trabalhos escritos implicam a anulação da prova de avaliação. Poderá ser realizada uma prova oral complementar ao ensaio individual a pedido dos docentes. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cabral, A., Nacionalismo e Cultura. Santiago de Compostela: Laiovento, 1999. Cooper, F., Africa Since 1940. Cambridge: Cambridge University Press, 2002. Desai, G. & A. Masquelier, Critical Terms for the Study of Africa. Chicago: University of Chicago Press, 2018. Falola, T., Nationalism and African Intellectuals. Rochester: University of Rochester Press, 2004. Fanon, F., Os condenados da terra. Lisboa: Ulmeiro, 1980. Lopes, C. & G. Kararach, Mudança Estrutural em África. Percepções deturpadas, novas narrativas e desenvolvimento no século XXI. Lisboa: Tinta da China, 2022. Lumumba, P. E., Chora. Ó Negro, Irmão Bem-Amado. Lisboa: Falas Afrikanas, 2018. Nyerere, J., Ujamaa: Essays on Socialism. Dar es Salaam: OUP, 1968. Ogundipe-Leslie, M., Re-Creating Ourselves: African Women & Critical Transformations. Africa Research & Publications, 1994. Sankara, T., Venceremos!. Lisboa: Falas Afrikanas, 2020. Welz, M., Africa since Decolonisation. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.:
Secundária
- Membe, Achille. 2001. On the Postcolony. Berkeley: University of California Press. Arneil, Barbara. 2023. “Colonialism versus Imperialism.” Political Theory 52(1): 146-176. Sajed, Alina. 2019. “Re-remembering Third Worldism: An Affirmative Critique of National Liberation in Algeria.” Middle East Critique 28(3): 243-260. Ishemo, Shubi L. 2000. “A symbol that cannot be substituted: The role of Mwalimu J. K. Nyerere in the liberation of Southern Africa, 1955-1990.” Review of African Political Economy 27(83): 81-94. Uzoigwe, Godfrey N. 2019. “Neocolonialism is dead: long live neocolonialism.” Journal of Global South Studies 36(1): 59-87. Cheeseman, Nic and Sishuwa Sishuwa. 2021. “African Studies Keyword: Democracy.” African Studies Review 64(3): 704-732. Powell, Jonathan, Mwitta Chacha and Gary E. Smith. 2018. “Failed coups, democratization, and authoritarian entrenchment: opening up or digging in?” African Affairs 118(471): 238-258. Okech, Awino. 2020. “African feminist epistemic communities and decoloniality.” Critical African Studies 12(3): 313-329. Ndlovu-Gatsheni, Sabelo J. 2015. Mugabeism? History, Politics, and Power in Zimbabwe. New York: Palgrave Macmillan. Martins, Vasco. 2020. “A nossa lâmpada não se apaga”: The Mnemonic Return of Angola’s Jonas Savimbi.” African Studies Review 64(1): 242-265.: