Currículo
África Contemporânea: História e Atores 04575
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de História > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 – Aplicar criticamente conceitos na explicação da história contemporânea de África desde 1945, data do Congresso de Manchester, até à atualidade (como hegemonia, poder ou desenvolvimento); OA2 – Retratar de forma genérica o continente africano, identificando grandes linhas de apresentação da sua geografia física e humana; OA3 – Aplicar conceitos para a análise das realidades históricas (em especial da história política) do continente africano; OA4 – Compreender os processos de luta política e armada de libertação do continente africano; OA5 – Caraterizar os sistemas políticos e as suas alterações desde as independências até à atualidade; OA6 – Identificar líderes e instituições políticas na África contemporânea; OA7 – Compreender as propostas para a descolonização do pensamento de diferentes autores/as africanos/as; OA8 – Debater agendas e propostas endógenas do continente para o desenvolvimento, entendido numa perspetiva holística e integradora.
Programa
1. Retrato do continente africano: geografia, recursos, línguas, religiões 2. História política de África: das lutas de libertação à atualidade 3. Pensadores da libertação: descolonização, pan-africanismo, feminismos 4. Agenda africana para o desenvolvimento
Método de Avaliação
1. Avaliação ao longo do semestre: a) Presença e participação activa nas aulas (mínimo de 70% assistência a aulas) - 30%; b) Apresentação em aula - 30%; c) Ensaio de revisão de 2 textos da bibliografia da UC (2000 a 2500 palavras) - 40%. 2. Exame final. 1. Avaliação contínua 1.2. Ensaio de revisão de 2 textos da bibliografia da UC. O ensaio pode ser redigido em português ou inglês e deve ser enviado para o email ana.lucia.sa@iscte-iul.pt até à data acordada em reunião de Conselho de Ano do 1º semestre. Detecção de plágio implica a anulação da prova de avaliação. Sobre plágio, consultar https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica. Por cada dia de atraso na entrega do ensaio será descontado 0,5.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cabral, A., Nacionalismo e Cultura. Santiago de Compostela: Laiovento, 1999, ---, --- Cooper, F., Africa Since 1940. Cambridge: Cambridge University Press, 2002, ---, --- Desai, G. & A. Masquelier, Critical Terms for the Study of Africa. Chicago: University of Chicago Press, 2018, ---, --- Falola, T., Nationalism and African Intellectuals. Rochester: University of Rochester Press, 2004, ---, --- Fanon, F., Os condenados da terra. Lisboa: Ulmeiro, 1980, ---, --- Lopes, C. & G. Kararach, Mudança Estrutural em África. Percepções deturpadas, novas narrativas e desenvolvimento no século XXI. Lisboa: Tinta da China, 2022, ---, --- Lumumba, P. E., Chora. Ó Negro, Irmão Bem-Amado. Lisboa: Falas Afrikanas, 2018, ---, --- Nyerere, J., Ujamaa: Essays on Socialism. Dar es Salaam: OUP, 1968, ---, --- Ogundipe-Leslie, M., Re-Creating Ourselves: African Women & Critical Transformations. Africa Research & Publications, 1994, ---, --- Sankara, T., Venceremos!. Lisboa: Falas Afrikanas, 2020, ---, --- Welz, M., Africa since Decolonisation. Cambridge: Cambridge University Press, 2021, ---, ---: