Currículo
Narrativas Multimédia (Pg) 02176
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá: OA1| identificar de forma analítica e crítica as multiplicidades do conteúdo, OA2| distinguir os elementos dos média tradicionais (texto, som, imagem fixa e vídeo) para chegar aos elementos multimédia OA3| explicar a relação entre papel vs. ecrãs, explorando o que se lê e como se lê nos ecrãs, AO4| descrever a os pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais, centrando-se no que é uma constante e as suas diferenças fundamentais AO5| descrever as as narrativas lineares e não lineares AO6| descrever a multimedialidade dos conteúdos AO6| explicar o transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa) AO7| explicar os meios e canais de distribuição e a evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento) AO8| categorizar as várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas)
Programa
1. - As multiplicidades do conteúdo 1.Texto, som, imagem fixa, vídeo, infografia/multimédia 2.Papel vs. ecrãs 3.O que se lê e como se lê nos ecrãs 4.Pontos de contacto e de oposição dos novos média aos tradicionais 2. - Narrativas lineares e não lineares 1.Formas de estruturação de conteúdos 2.Pesquisa e processos de organização de projetos 3.Gestão do desenvolvimento de um projecto 3. - Multimedialidade dos conteúdos 1.Pensar multimédia e interativo 2.Interatividade e interação 4. - Transmedia: uma notícia, muitas formas e existências (web, rádio, TV, imprensa) 1.meios e canais de distribuição 2.evolução da notícia (antes, durante e depois do acontecimento) 3.Técnicas de webcopywriting 5. - As várias faces da Web (tradicional e mobile, redes sociais, apps para tablets e smartphones, revistas digitais interativas) 6. - Estratégias de publicação multiplataforma e multicanal
Método de Avaliação
A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1) Ao longo do período letivo, serão utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 80%, participação oral ativa nas sessões e exercícios de grupo (avaliada em 20%); produção de conteúdos jornalísticos para integrar um projeto multimédia final. 2) Avaliação do projeto multimédia final composto pelos conteúdos produzidos no âmbito da UC ao longo do período letivo. O projeto é composto pela planificação de um dossiê multimédia e produção desse projeto, no qual deverá pôr em prática as vertentes abordadas na UC. O dossier multimédia consiste em duas partes, com a primeira a valer 30% da nota e a segunda 50% da nota final. A primeira fase consiste na planificação do projeto escolhido pelo aluno, na vertente por si escolhida, tendo em conta as especificações e exemplos dados em aula para aquilo que é um bom conteúdo, tanto do ponto de vista de estrutura como da riqueza e criatividade dos conteúdos. A segunda fase consiste na produção de uma maquete funcional, a publicar online, seguindo o plano anterior e as recomendações do docente. O tempo total de trabalho necessário para a produção deste trabalho é contabilizada em cerca de 20 horas de pesquisa em biblioteca, e/ou trabalho de campo. A versão final do projeto representará 80% da nota. A originalidade e a inovação no trabalho contribuirá para a avaliação. Esta avaliação pressupõe a revelação das competências de escrita e orais, qualidade da pesquisa bibliográfica realizada, conhecimentos adquiridos e a capacidade de análise e síntese. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9,5 valores nas duas avaliações (só são admitidas 2 faltas).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 100.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Castells, M. (2001), Internet Galaxy, OUP, Oxford. Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; Wellman, B. & Haythornthwaite, C. (Eds) (2002) The Internet in Everyday Life, Oxford University Press; Ling, R. (2004) The Mobile Connection: The Cell Phone's Impact on Society, Morgan Kaufmann; Zelizer, Barbie (organização) (2009) The changing faces of journalism - tabloidization, technology and truthiness, Routledge, Oxon, Canadá; Briggs, Mark (2010) Journalism next, Sage, Washington, EUA; Salaverría, Ramón (2005) Redacción periodística en internet, Eunsa, Pamplona; Franco, Guillermo (2009) Como escrever para a web, Knight Center, Austin, Texas, EUA; Quinn, Stephen e Vicent f. Filak (2005) Convergent journalism: writing and producing across media, Focal Press, Burlington, EUA; Canavilhas, João (2007) Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la www, Labcom, Covilhã; Jenkins, Henry (2006) Convergence culture, New York University Press, Nova Iorque; :