Currículo

Metodologia da Pesquisa Social 00803

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Métodos de Pesquisa Social > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade para: 1. Identificar as características das várias estratégias metodológicas frequentemente utilizadas em Ciências Sociais; 2. Reconhecer e utilizar adequadamente os principais procedimentos e instrumentos associados a cada uma dessas estratégias; 3. Examinar criticamente as condições e possibilidades que guiam as escolhas metodológicas e sua adequação aos problemas de investigação; 4. Conceber projetos de pesquisa coerentes e instrumentos de recolha e análise de informação adequados a esses projetos.

Programa

1. O que é a pesquisa social? Problemas, objetivos e estratégias metodológicas: 1.1 Pesquisa orientada para casos ou variáveis; estratégias intensivas, extensivas e comparativas; 1.2 Combinação de métodos: a triangulação na pesquisa social. 2. Desenho de pesquisa nas Ciências Sociais: 2.1 O ciclo da pesquisa; 2.2 Como formular questões de pesquisa; 2.3 Conceptualização, operacionalização e medida; 2.4 Mapear o campo empírico: unidades de análise; população e amostras, seleção de casos. 3. Recolha e análise de dados quantitativos: 3.1 Desenhar uma pesquisa quantitativa; 3.2 Conduzir uma pesquisa quantitativa; 3.3 Analisar e apresentar dados quantitativos. 4. Recolha e análise de dados qualitativos: 4.1 O que é a pesquisa qualitativa?; 4.2 Planeamento e condução de entrevistas; 4.3 A utilização de documentos na pesquisa social; 4.4 Análise de dados qualitativos.

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: A avaliação inclui três componentes: 1. Participação nos debates e nos exercícios realizados em aula (10% da avaliação final); 2. Apresentação em aula de um trabalho individual (30% da avaliação final); 3. Redação de um ensaio escrito individual (60% da avaliação final). 1. Para os debates e exercícios realizados em aula, valoriza-se a elaboração e desenvolvimento de estratégias metodológicas e de instrumentos de recolha e análise de informação relacionados com os projetos de investigação que os estudantes estarão a realizar no âmbito da dissertação. 2. A apresentação em aula deve centrar-se no projeto de dissertação, ou na apresentação do desenho de pesquisa de um projeto de investigação. 3. O ensaio escrito consiste no desenvolvimento da componente metodológica de uma pesquisa social, incluindo a elaboração dos instrumentos de recolha de informação e a sua testagem. O ensaio escrito não deverá ultrapassar as 10 páginas, deve ser redigido em português, incluir capa e índice e apresentado em formato pdf. Os trabalhos são submetidos a teste de plágio. Para além da componente escrita, poderá ser solicitada uma discussão oral, ficando a realização desta ao critério do docente. Avaliação Final (2ª época e época especial): A UC não prevê um exame final escrito. Os alunos que pretendem realizar a UC por exame, ou que reprovem em 1ª época, devem submeter um ensaio individual escrito (70% da avaliação) acompanhado de uma apresentação ppt (30% da avaliação). 1. O ensaio consiste na apresentação de um projeto de investigação, argumentando sobre a adequabilidade, pertinência e racional associados às escolhas metodológicas. Não deverá ultrapassar as 10 páginas, deve ser redigido em português e incluir capa e índice. 2. A apresentação ppt consiste na apresentação do projeto de pesquisa, sintetizando os principais argumentos e conclusões do ensaio, não devendo exceder os 20 diapositivos. Os trabalhos são submetidos a teste de plágio. Para além da componente escrita, poderá ser solicitada uma discussão oral, ficando a realização desta ao critério do docente. Melhoria de nota: Os alunos que pretendam realizar melhoria de nota podem inscrever-se na Avaliação Final em 2ª época e época especial, submetendo-se a esse regime de avaliação. Os estudantes devem contactar o docente da UC para esclarecerem como podem melhorar o trabalho.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • BABBIE, E. (2013), The Practice of Social Research (11th ed.), Thomson Wadsworth. [S.113 BAB*Pra 15ªed] BRYMAN, A. (2012), Social Research Methods (4th ed.), Oxford University Press. [S.113 BRY*Soc 4ªed] RAGIN, C., & AMOROSO, L. (2011), Constructing Social Research: The Unity and Diversity of Method (2nd ed.), SAGE Publications. [S.112 RAG*Con 3ªed] DELLA PORTA, D., & KEATING, M. (eds.) (2008), Approaches and Methodologies in the Social Sciences: A Pluralist Perspective, Cambridge University Press (1st ed.). [S.112 App]:

Secundária

  • ALBARELLO, L., DIGNEFFE, F., HIERNAUX J.-P., MAROY, C., RUQUOY, D., SAINT-GEORGES, P. de (1997), Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais, Gradiva. [S.113 Pra trd.por] BARDIN, L. (2011), Análise de Conteúdo (ed. revista e ampliada), Edições 70. [S.133 BAR*Ana trd por 4ª ed. rev. act ex.2] BEAUD, S., & WEBER, F. (2007), Guia para a Pesquisa de Campo: Produzir e Analisar Dados Etnográficos, Editora Vozes. [A.112 BEA*Gui trd por] BERTAUX, D. (2010), As Narrativas de Vida: A Pesquisa e seus Métodos, Paulus. [S.113 BER*Rec trd.por ex.2] BLAKIE, N. (2007), Approaches to Social Enquiry: Advancing Knowledge (2nd ed.), Polity Press. [S.113 BLA*App] BLAIKIE, N. (2000), Designing social research: The Logic of Anticipation, Polity Press. [S.112 BLA*Des] BRANNEN, J. (ed.) (1992), Mixing Methods: Qualitative and Quantitative Research, Ashgate. [S.113 Mix] BRANNEN, J. (2005), "Mixed Methods research: a discussion paper", Economic & Social Research Council, NCRM Methods Review Papers. Link: http://eprints.ncrm.ac.uk/89/1/MethodsReviewPaperNCRM-005.pdf BRYMAN, A. (2006), "Integrating Quantitative and Qualitative Research: How is it Done?", Qualitative Research, 6(1), pp. 97-113. Doi: 10.1177/1468794106058877. BRYMAN, A. (1988), Quantity and Quality in Social Research, Routledge. [S.112 BRY*Qua] BUCCHI, M. (2004), Science in Society: An Introduction to Social Studies of Science, Routledge. [S.114 BUC*Sci] BURGESS, R. G. (1984), In the Field: An Introduction to Field Research, Routledge. [S.112 BUR*Fie ex.2] CRESWELL, J. W., & CRESWELL, J. D. (2018), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches (5th edition), SAGE Publications. [S.113 CRE*Res 5ªed] DENZIN, N. R., LINCOLN, Y. S., GIARDINA, M. D., & CANNELLA, G. S. (eds.) (2024), The SAGE Handbook of Qualitative Research (6ª ed.), SAGE Publications. [S.113 Han,4 5ªed] EVANS, R. (2012), “Towards a Creative Synthesis of Participant Observation and Participatory Research: Reflections on Doing Research with and on Young Bhutanese Refugees in Nepal, Childhood, 20(2): pp. 169-184. Doi: 10.1177/0907568212459774. FLICK, U. (2014), An Introduction to Qualitative Research (5th ed.), SAGE Publications. [S.113 FLI*Int 5ªed] FODDY, W. (1993), Constructing Questions for Interviews and Questionnaires: Theory and Practice in Social Research, Cambridge University Press. [S.113 FOD*Con] HOLSTEIN, J. A., & GUBRIUM, J. F. (2002), "Active interviewing", in D. Weinberg (ed.), Qualitative Research Methods, Blackwell, pp. 112-126. [S.113 Qua,3] KAPLAN, D. W. (ed.) (2004), The SAGE Handbook of Quantitative Methodology for the Social Sciences, SAGE Publications. [MQ.124 Sag] KRIPPENDORF, K. (2004), Content Analysis: An Introduction to its Methodology (2nd ed.), SAGE Publications. [S.113 KRI*Con 2ªed] KVALE, S. (1996), Interviews: An Introduction to Qualitative Research Interviewing, SAGE Publications. [S.113 KVA*Int] MAY, Tim (2011), Social Research: Issues, Methods and Processes (4th ed.), Open University Press. [S.113 MAY*soc] MERTON, R. K. (1996), On Social Structure and Science, University of Chicago Press. [S.111 MER*On] QUICY, R., & CAMPENHOUDT, L. v. (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais (4ª ed.), Gradiva. [S.112 QUI*Man 5ª ed ex.2] RIEMANN, G. (2005), “Ethnographies of Practice – Practising Ethnography: Resources for self-reflective social work”, Journal of Social Work Practice, 19(1): pp 87-101. Doi: 10.1080/02650530500072009. SILVERMAN, D. (2014), Interpreting Qualitative Data (5th ed.), SAGE Publications. [PS.112 SIL*Int 6ªed] SUE, V. M., & RITTER, L. M. (2007), Conducting Online Surveys, SAGE Publications. [S.113 SUE*Con] TURNER, J. H. (2005), "A New Approach for Theoretically Integrating Micro and Macro Analysis", in C. Calhoun, C. Rojek, B. S. Turner (eds.), The Sage Handbook of Sociology, SAGE Publications, pp. 405-422. [S.111 Sag ex.2] WHYTE, W. F. (1982),"Interviewing in Field Research", in R. G. Burgess (ed.), Field Research: A Sourcebook and Field Manual, Boston: George Allen & Unwin, pp. 111-122. [S.112 Fie] WOLCOTT, H. F. (1990), “Making A Study “More Ethnographic””, Journal of Contemporary Ethnography, 19(1): pp. 44-72. Doi: 10.1177/089124190019001003.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre