Currículo
África e o Mundo 04938
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas > 1º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: OA1 – Aplicar criticamente conceitos para a análise de dinâmicas sociais, políticas e económicas de África, tanto no plano interno (continente e países) como no domínio internacional; OA2 – Selecionar literatura relevante e casos para explicar dinâmicas internas de África e das suas relações internacionais; OA3 – Explicar os processos de implantação colonial, os seus impactos e legados, bem como os processos de resistência à ocupação; OA4 – Caracterizar o Estado em África e os sistemas políticos em África, na sua diversidade, desde as independências até à atualidade; OA5 – Identificar as instituições regionais africanas e o seu papel em diversos âmbitos; OA6 – Caracterizar os movimentos sociais em África, abrangendo direitos humanos, direitos dos povos e género; OA7 – Compreender os lugares de África no sistema internacional, numa perspetiva histórica e com projecção de futuro; OA8 – Desenvolver um argumento, oral e escrito.
Programa
1. Introdução Conceitos fundamentais para o estudo do continente africano 2. O colonialismo e seu impacto Diferentes sistemas coloniais e lutas anticoloniais 3. A construção do Estado As conquistas da independência e a construção do Estado pós-colonial 4. Transições para a democracia O papel de diferentes atores nas transições políticas 5. Sistemas democráticos Democracia, governação e desenvolvimento após 1990 6. Golpes de Estado e regimes militares Perspetiva histórica de regimes militares em África 7. A União Africana Da Organização da Unidade Africana à União Africana 8. As Comunidades Económicas Regionais Diferentes CER e o seu papel na integração regional e na promoção da paz 9. Relações internacionais em África Instituições, cooperação e os BRICS 10. Direitos Humanos e justiça social Género, etnicidade e direitos humanos e dos povos 11. Ativismo social e político Protesto e movimentos sociais em África 12. África do futuro Integração do continente no sistema internacional
Método de Avaliação
'Avaliação 1. Avaliação ao longo do semestre a) Presença e participação ativa nas aulas (mínimo de 60% assistência a aulas) - 20% b) Apresentação oral na simulação da Assembleia da União Africana – 15% c) Apresentação do trabalho em grupo em aula - 20% d) Versão escrita do trabalho de grupo (2000 a 2500 palavras) – 20% e) Ensaio individual de revisão de 2 textos da bibliografia da UC (2500 a 3000 palavras) – 25% 2. Exame final 1. Avaliação ao longo do semestre a) A participação ativa nas aulas refere-se à participação em debates centrados em conceitos, análise de excertos de textos, análise de imagens, com um trabalho prévio em aula ou autonomamente fora do espaço da aula, em grupo ou individual. Neste item, considera-se o rigor conceptual, o pensamento crítico e a construção de um discurso coerente e informado. b) Nesta componente, avalia-se o trabalho realizado com base no roteiro fornecido pela docente e a dramatização realizada em aula. c) Na apresentação do trabalho em grupo na aula sobre direitos humanos e ativismo social e político (dependendo do tópico da aula em que se realize a apresentação), valoriza-se a procura autónoma de literatura e fontes, tendo como premissa a utilização de fontes e de autores/as africano/as, bem como a divisão do trabalho, a profundidade do tratamento do tema e a construção de um discurso oral. d) Na versão escrita do trabalho de grupo, considera-se a organização do texto, a organização coerente do trabalho, a correção gramatical, bem como o rigor na explanação escrita dos temas. d) O ensaio individual de 2 textos da bibliografia da UC é um ensaio de revisão, no qual os estudantes deverão indicar os argumentos, a metodologia, o referencial teórico e conceptual e as principais conclusões. A deteção de plágio dos trabalhos escritos referidos nas alíneas d) e e) implicam a anulação da prova de avaliação. Poderá ser realizada uma prova oral complementar ao ensaio individual.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- 'Abrahamsen, R. (2017). Africa and international relations: Assembling Africa, studying the world. African Affairs, 116(462), 125–139. Chacha, M. (2023). Public attitudes toward external democracy promotion in Africa. Democratization, 30(8), 1552–1581. Cheeseman, N., Anderson, D., & Scheibler, A. (2015). Routledge handbook of African politics. London: Routledge Cooper, F. (2014). Africa in the World: Capitalism, Empire, Nation-State. Cambridge, MA and London, England: Harvard University Press. https://doi.org/10.4159/9780674369306 Obadare, E. & Adebanwi, W. (2016). Governance and the crisis of rule in contemporary Africa. Leadership in transformation. New York: Palgrave Macmillan. Uzoigwe, G. N. (2019). Neocolonialism Is Dead: Long Live Neocolonialism. Journal of Global South Studies, 36(1), 59–87.: -- --