Currículo

Super-Diversidade na Sociedade Contemporânea SDnSC

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

I. Elaborar um pensamento crítico sobre a super-diversidade no contexto das novas dinâmicas da sociedade contemporânea. II. Aplicar metodologias que integrem indicadores de super-diversidade na pratica profissional III. Planear intervenções integradas no âmbito da super-diversidade

Programa

I. Dimensões conceptuais da super-diversidade na intervenção social e política i.i problematização do conceito da super-diversidade i.ii A diversidade de diversidades (etnia, religião, língua, género, idade) i.iii A diversidade cultural vs. multiculturalidade II. Teorias e modelos com enfoque na super-diversidade ii.i Etnorelativismo cultural ii.ii abordagens Anti-discriminatórias e anti-opressivas ii.iii Teoria das Forças ii.iv O modelo de identidade nacional ii.v O assimilacionismo ii.vi O multiculturalismo ii.vii A interculturalidade III. Debates contemporâneos sobre super-diversidade na sociedade contemporânea iii.i sensibilidade(s) étnico(s)-cultural(ais) iii.ii Apresentação e discussão de experiencias e projetos a nível internacional

Método de Avaliação

A unidade curricular possui apenas uma modalidade de avaliação: ?Avaliação final?. A avaliação da Unidade Curricular consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema relacionado com a super-diversidade e que deverá ser discutido com o professor (num máximo de 8 páginas) que equivale a 100% da nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Geldof, D. (2016). Superdiversity and the City. In Social Work and the City (pp. 127?149). London: Palgrave Macmillan UK. https://doi.org/10.1057/978-1-137-51623-7_5 Dominelli, L., & Moosa-Mitha, M. (2014). Reconfiguring citizenship: Social exclusion and diversity within inclusive citizenship practices. Surrey: Ashgate Publishing Limited. Dominelli, L. (2007). Revitalising Communities in a Globalising World. (L. Dominelli, Ed.). Hampshire: Ashgate Publishing Limited. Dominelli, L. (2002). Anti-Oppressive Social Work Theory and Practice. New York: Palgrave Macmillan. Dominelli, L. (1997) Anti-Racist Social Work. A Challenge for White Practitioners and Educators. New York: Palgrave Macmillan. Boccagni, P. (2015). (Super)diversity and the migration?social work nexus: a new lens on the field of access and inclusion? Ethnic and Racial Studies, 38(4), 608?620. https://doi.org/10.1080/01419870.2015.980291 :

Secundária

  • Vertovec, S. (2010). Towards post-multiculturalism? Changing communities, conditions and contexts of diversity. International Social Science Journal, 61(199), 83?95. https://doi.org/10.1111/j.1468-2451.2010.01749.x Sealy, T. (2018). Multiculturalism, interculturalism, ?multiculture? and super-diversity: Of zombies, shadows and other ways of being. Ethnicities, 0(0), 1?25. https://doi.org/10.1177/1468796817751575 Retortillo Osuna, Á., Ovejero Bernal, A., Cruz Sousa, F., Lucas Mangas, S., & Arias Martínez, B. (2006). INMIGRACIÓN Y MODELOS DE INTEGRACIÓN: ENTRE LA ASIMILACIÓN Y EL MULTICULTURALISMO. Revista Universitaria de Ciencias Del Trabajo, 7, 123?139. Micolta León, A. (2005). Teorías y conceptos asociados al estudio de las migraciones internacionales. Trabajo Social ( Universidad Nacional de Colombia ), (7), 59?76. García Abad, R. (2003). UN ESTADO DE LA CUESTIÓN DE LAS TEORÍAS DE LAS MIGRACIONES. Historia Contemporánea, 26, 329?351. Creese, A., & Blackledge, A. (2018). The Routledge Handbook of Language and Superdiversity - Google Libros. (A. Creese, Angela and Blackledge, Ed.). New York: Routledge. Taylor & Francis. Vertovec, S. (2017). Talking around super-diversity. Ethnic and Racial Studies. https://doi.org/10.1080/01419870.2017.1406128 Vertovec, S. (2010). Towards post-multiculturalism? Changing communities, conditions and contexts of diversity. International Social Science Journal, 61(199), 83?95. https://doi.org/10.1111/j.1468-2451.2010.01749.x Vertovec, S. (2007). Super-diversity and its implications. Ethnic and Racial Studies, 30(6), 1024?1054. https://doi.org/10.1080/01419870701599465 Van Breugel, I., Maan, X., & Scholten, P. (n.d.). Conceptualizing Mainstreaming in Immigrant Integration Governance. Rotterdam. Schrooten, M., Geldof, D., & Withaeckx, S. (2015). Transmigration and urban social work: towards a research agenda. European Journal of Social Work , 1?13. https://doi.org/10.1080/13691457.2014.1001725 Robaeys, B. Van, Van Ewijk, H., & Dierckx, D. (2018). The challenge of superdiversity for the identity of the social work profession: Experiences of social workers in ?De Sloep? in Ghent, Belgium. International Social Work, 61(2), 274?288. https://doi.org/10.1177/0020872816631600 Mintchev, N., & Moore, H. L. (2018). Super-diversity and the prosperous society. European Journal of Social Theory, 21(1), 117?134. https://doi.org/10.1177/1368431016678629 Meissner, F., & Vertovec, S. (2016). Comparing super-diversity. New York: Routledge. Taylor & Francis. Meissner, F., & Vertovec, S. (2015). Comparing super-diversity. Ethnic and Racial Studies, 38(4), 541?555. https://doi.org/10.1080/01419870.2015.980295 Goodson, L., & Grzymala-Kazlowska, A. (2017). Researching Migration in a Superdiverse Society: Challenges, Methods, Concerns and Promises. Sociological Research Online, 22(1), 1?13. https://doi.org/10.5153/sro.4168 :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre