Currículo

Geopolítica dos Média M8019

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Refletir sobre a interdependência dos campos mediático e político. Avaliar o impacto dos Média e da contra­informação na geopolítica. Desenvolver a de autonomia e capacidade analítica dos alunos.

Programa

1- Evolução da comunicação social de massas 2- O conceito de geopolítica 3- Propósito e estratégias das agências noticiosas 4- Contra-informação / fake news 5- As fugas de informação (leaks) e os Média 6- A Al Jazeera e a "Primavera Árabe" 7- Donald Trump e os Média 8- A tensão entre a Rússia e a Ucrânia nos Média 9- Liberdade de expressão e terrorismo 10- A censura dos Média na China

Método de Avaliação

A avaliação basear-se-á em dois momentos: intervenção oral, no espaço da aula, sobre um dos temas do programa previamente acordado com o docente; redação de um trabalho final, de dez páginas, sobre um tema proposto pelo docente ou sobre um tema que, fazendo parte do programa da unidade curricular, se inscreva no projecto de dissertação quando este se encontra em fase adiantada de execução.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Tai, Q (2014), "China's Media Censorship: A Dynamic and Diversified Regime," Journal of East Asian Studies 14, 185-209 Khaldarova, I & Pantti, M. (2016), "Fake News: The narrative battle over the Ukrainian conflict," Journalism Practice 10(7), 891-901 Allcott, H & Gentzkow, M (2017), "Social Media and Fake News in the 2016 Election," Journal of Economic Perspectives 31(2), 211-236 Martin, E (2016), "Framing international media in the face of social movements: CNN and Al-Jazeera English in the fall of Morsi," Communication & Society 29(3), 119-130 Lee, D (2017), "Cyberfactories: how news agencies produce news," collide: The case of WikiLeaks," New Media & Society 16(4), 541-558. Oates, S (2008), Introduction to Media and Politics. London, SAGE Koch-Baumgarten, S & Voltmer, K (Eds.) (2010), Public Policy and Mass Media: The interplay of mass communication and political decision making. New York, Routledge :

Secundária

  • Hindman, E B & Thomas, R J (2014), "When old and new media International Journal of Cultural Policy 23(1), 122-126 Zayani, M. (2013), "Al Jazeera's Palestine Papers: Middle East media politics in the post-WikiLeaks era," Media, War & Conflict 6(1), 21-35 Wolover, D J (2016), "An issue of attribution: The Tunisian revolution, media interaction, and agency new media & society" 18(2), 185-200 Tworek, H (2013), "The Creation of European News," Journalism Studies, 14(5), 730-742 Palmer, M (2016), "European News-Agency Beginnings: The Role of S. Engländer," Media History, 22(1), 27-39 Iqbal, M Z (2015), "The media-terrorism symbiosis: a case study of Mumbai attacks, 2008," Asian Journal of Communication 25(2), 197-212 Dimitrov, M K (2017), "The Political Logic of Media Control in China," Problems of Post-Communism, 64(3-4), 121-127 Christian Christensen (2016), "The links that bind: WikiLeaks, Twitter, and the Julian Assange case," Popular Communication, 14(4), 224-237 Artero, J P & Moraes, R (2008), "Opciones estratetégicas de las agencias de noticias europeas: Reuters, France Presse y EFE," Comunicacion y Sociedad 21(1), 53-79 :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre