Currículo

Liderança e Inovação para a Gestão Pública 04557

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta UC pretende dotar os alunos da capacidade de apreciação crítica no que concerne aos desafios para promover a próxima geração da Governança Pública. Desta forma, torna-se objectivo fundamental fazer com que os mestrandos aprendam a desenvolver uma reflexão e a ter uma argumentação teoricamente fundamentada sobre a liderança e a inovação pública. Nesta unidade curricular de Liderança e Inovação Pública pretende-se que os alunos: a) adquiram conhecimentos práticos de aplicação de modelos de liderança na gestão pública; b) procedam à análise comparativa de casos inovadores relativos ao funcionamento da administração pública c) se familiarizem com conceitos e exemplos que possibilitem a apresentação de projetos suscetíveis de constituírem trabalhos para os estudos finais do curso.

Programa

1. Contexto socioeconómico, complexidade e posição da Administração Pública 1.1. Geopolítica da gestão pública: Estandarização, Competição e Colaboração 1.2. Elementos-Chave macroeconómicos, políticos e sociais para a ordem mundial 1.3. Uma perspectiva supranacional da Política e da Administração Pública às tendências globais 1.4. O papel da Transformação Digital e Big Data 1.5. O papel da Energia e das Alterações Climáticas 2. Práticas de Liderança e Gestão 2.1. Tomada de decisão 2.2. Gestão de projectos 2.3. Marketing e nudgets 3. Liderança e Inovação 3.1. Smart cities e governo local 3.2. Public Affairs 3.3. Cooperação público-privada 3.4. Ética no Sector Público 4. Skills e Competências Diretivas 4.1. Comunicar com eficacia e persuação 4.2. Negociar com criatividade

Método de Avaliação

O ensino e? de cariz teo?rico-pra?tico, combinando a exposic?a?o da docente na aula com a ana?lise de powerpoints e de documentac?a?o selecionada, estimulando os alunos a um envolvimento regular no debate coletivo. O objetivo das aulas está focado nos casos de estudo para, através de uma metodologia adquirida nas aulas, aprender a identificar diferentes problemas e saber dar resposta através de diferentes soluções. | O processo de avaliação está organizado da seguinte forma: ? Apresentação oral de leituras sobre um dos temas do programa (30%). ? Ficha crítica de leitura (30%). ? Trabalho escrito de aproximadamente 8 pa?ginas sobre um to?pico de interesse ligado aos temas da UC (30%) ? Assiduidade e qualidade da participac?a?o individual nas aulas, demonstrativa da realizac?a?o de leituras e do interesse no comenta?rio de materiais utilizados nas mesmas e no debate com os colegas e a professora (10%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Será enviado um link aos estudantes com acesso às principais referências bibliográficas.:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre