Currículo

O Empoderamento das Mulheres no Século XXI 03032

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Erasmus e Similares

ECTS

9.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1:Compreender o contributo da Sociologia para o desenvolvimento das questões de género OA2:Conhecer a evolução social na condição das mulheres AO3:Compreender o equilíbrio entre a esfera do trabalho e a vida familiar AO4:Discutir o impacto das desigualdades de género AO5:Conhecer estudos de género e respetivas implicações epistemológicas e metodológicas AO6:Analisar os direitos humanos,igualdade de género e o papel de organizações AO7Debater género e a política AO8Relacionar género e movimentos migratórios AO9Analisar género e ambiente AO10Compreender as implicações entre género e mercado de trabalho AO11Questionar violência interpessoal,de género,e tráfico humano AO12Aferir as relações entre género,saúde e sexualidade AO13Relacionar pesquisa académica e experiência profissional AO14Desenvolver competências individuais e consciência cultural sobre o tema AO15Coligir e analisar diferentes tipos de informação AO16Capacitar a comunicação de pesquisa individual e em grupo

Programa

CP1:Contexto histórico: família e a importância das mulheres na história; CP2:Estrutura conceptual para a análise de género; CP3:Género e o equilíbrio entre as esferas profissional e familiar; CP4:Género e desigualdade; CP5:Feminismo e empoderamento das mulheres; CP6:O papel das organizações para promover os direitos humanos e os direitos das mulheres; CP7:Mulheres, participação política e processo de decisão política; CP8:Género e migrações; CP9:Género e meio ambiente; CP10Trabalho e dessegregação do género; CP11:Violência, violência de género e tráfico de seres humanos; CP12:Género, saúde e sexualidade; CP13:Contacto com a realidade nacional e internacional: visita a agências governamentais e não-governamentais centradas na igualdade de género, direitos humanos e direitos das mulheres, decisão política; visita a instalações militares ou policiais portuguesas; CP14:Visitas de âmbito cultural em Lisboa, Sintra, Évora e Cascais associadas aos tópicos em pesquisa.

Método de Avaliação

Avaliação composta por: Trabalho final de 3750 palavras com um projeto de pesquisa-intervenção (Arial, 12, 1,5) a ser enviado após o fim do curso (50%); Apresentação oral em aula (20%); Avaliação por mini-questionário (15%) Será aplicado um questionário para avaliar a aprendizagem decorrente das sessões teórico-práticas e visitas de estudo; Participação em aula (15%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 131.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • United Nations Human Rights (2014) Women’s rights are human rights - http://www.ohchr.org/Documents/Publications/HR-PUB-14-2.pdf CROMPTON, Rosemary, Suzan Lewis, Clare Lyonette (2007). Women, Men, Work and Family in Europe. London: Palgrave MacMillan (Introduction: The Unravelling of the ‘Male Breadwinner’s Model – and Some of its Consequences). CONNELL, Raewyn (Robert William) (2009), Gender: In World Perspective, Cambridge: Polity (2nd ed.). CONNELL, Raewyn (Robert William) (1995), Masculinities, Cambridge: Polity. CONNELL, Raewyn (Robert William) (1987), Gender & Power: society, the person and sexual politics, Cambridge: Polity. BUTLER, Judith (1999), Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity, London & New York: Routledge. BEASLEY, Chris (2005), Gender & Sexuality: critical theories, critical thinkers, London: Sage. :

Secundária

  • WHARTON, Amy S. (2005), The Sociology of Gender: An Introduction to Theory and Research, Oxford (UK): Blackwell. THERBORN, Göran (2004), Between Sex and Power: Family in the world, 1900? 2000, London & New York: Routledge. SIMMEL, Georg (1998 [Princeps 1895]),On the Sociology of the Family?, Theory, Culture & Society, 15 (3): 283-293. MACDOWELL, Linda & Rosemary PRINGLE (orgs) (1992), Defining Women, Social Institutions and Gender Divisions, London: Polity. LORBER, Judith & S. FARREL (eds.) (1991), The Social Construction of Gender, Los Angeles: Sage. KRAMER, Laura (2005), The Sociology of Gender, Los Angeles: Roxbury. KIMMEL, Michael (2000), The Gendered Society, Oxford: Oxford University Press. INGLEHART, Ronal & Pippa NORRIS (2003), Rising Tide. Gender Equality and Cultural Change around the World, Cambridge: Cambridge University Press. GIDDENS, Anthony (1992), The Transformation of Intimacy. Sexuality, Love and Eroticism in Modern Societies, Stanford: Stanford University Press. BEAUVOIR, Simone de (1987 [Princeps 1949]), The Second Sex, London: Vintage. :

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre