Currículo
Intervenção em Contextos de Educação Não Formal - Princípios e Métodos ICENF-PM
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Compreender o conceito de educação não formal, identificar as suas especificidades e explorar as suas complementaridades com outros campos educativos; Compreender os principais pressupostos éticos e metodológicos das práticas de educação não formal e posicionar-se face a eles; Conhecer e utilizar diferentes métodos e técnicas pedagógicas para o desenho e desenvolvimento de práticas de educação não formal em contextos diversos.
Programa
1. A educação não formal: 1.1 Génese e evolução do conceito e das práticas de educação não formal ( EnF) 1.2 Especificidades da EnF face à educação formal e à educação informal 1.3 A educação escolar e a EnF: distinções,continuidades e complementaridades 1.4 Educação não formal, direitos humanos e cidadania 2. Pressupostos da EnF: 2.1 A intencionalidade na educação não formal: uma educação transformadora 2.2 A aprendizagem pela experiência 2.3 O desenvolvimento integrado de competências 2.4 A participação e a inclusão 2.5 A aprendizagem cooperativa 3. O desenho e desenvolvimento de práticas de EnF: 3.1 A planificação de percursos educativos em educação não formal 3.2 Métodos e técnicas pedagógicas: a facilitação, a dinamização de grupos, a mentoria 3.3 A avaliação das práticas e o reconhecimento das aprendizagens em educação não formal 3.4 O papel e o perfil do/a educador/a na educação não formal 3.5 Experiências de educação não formal em diferentes contextos e com diferentes grupos
Método de Avaliação
Trabalho individual:a) análise crítica fundamentada de um projeto ou prática de educação não formal existente,ou b)na planificação fundamentada e justificada de uma prática de educação não formal a desenvolver em contexto real.Apresentado oralmente em aula (30% da class final) e posteriormente entregue por escrito(70% da class final) Não contempla exame final.Se o/a estudante não realizar a avaliação periódica prevista,a classificação final corresponde à classificação obtida no trabalho escrito
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Trilla-Bernet, Jaume (2003). La educación fuera de la escuela - ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel Educación. Morand-Aymon, Bernadette (2007). Olhares cruzados sobre a educação não formal análise de práticas e recomendações. Lisboa: Direcção Geral de Formação Vocacional. Gohn, Maria da Glória (2014). Educação Não Formal, Aprendizagens e Saberes em Processos Participativos. Investigar em Educação 11ª série, nº1: 35-50. European Union (2015). Youth work and non-formal learning in Europe's education landscape. Luxembourg: Publications Office of the European Union. Canário, Rui (2006). Aprender sem ser ensinado. A importância estratégica da educação não formal. In L. Lima, A. Pacheco, M. Esteves & R. Canário, A educação em Portugal (1986-2006). Alguns contributos de investigação. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.:
Secundária
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