Currículo
Métodos e Técnicas de Investigação: Intensivos L5118
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Erasmus e Similares > Study Sociology In Portugal
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - Conhecimentos sobre métodos de investigação intensivos, baseados na observação directa, na entrevista semi-directiva / narração biográfica / história de vida, e na documentação produzida em diferentes campos sociais OA2 - Conhecimentos sobre construção de um desenho de pesquisa associado à identificação de objecto empírico (caso/os) e construção de problemática de análise, com recurso a informação qualitativa ; OA3 - Competências de produção/selecção e análise de informação qualitativa, nomeadamente a que decorre de procedimentos de observação directa; de entrevistas; de documentação, principalmente textual, não produzida pelo investigador; OA4 - Desenvolvimento de capacidades de reflexão crítica sobre a realidade observada
Programa
CP1 A investigação empírica em Ciências Sociais. As classificações dos métodos; CP2 As fontes de informação: Documentação; Observação; Inquirição. CP3 Objecto, objectivos e desenhos de pesquisa. a) Formulação de questões e desenho de pesquisa: delimitação do campo de observação e produção da informação. a1. A pesquisa em arquivos documentais; a2. A observação participante; a3. Entrevistas e histórias de vida. b) A selecção dos casos, a questão das amostras: selecção de documentos; selecção de observáveis; selecção de entrevistados. c) Produção da informação e validade da informação produzida; CP4 As técnicas de recolha, registo e análise da informação: a) Registo e análise da informação recolhida na pesquisa de terreno b) Análises de conteúdo de entrevistas. c) Análises de conteúdo de documentos não produzidos pelo investigador (media, documentos oficiais...).
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre, contempla duas componentes: 1. Elaboração de um projeto de investigação (40%) 2. Prova escrita individual (60%) Condições para avaliação ao longo do semestre: Os alunos deverão obter nota mínima de 7 valores em todas as componentes de avaliação, e deverão estar presentes, em pelo menos, 50% das aulas. A nota final atribuída a cada aluno na componente de grupo pode variar em função do desempenho demonstrado durante os trabalhos. Avaliação por exame final. Os alunos que não se encontrem em regime de avaliação periódica, poderão optar por exame final, que corresponderá a 100% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Albarello, L., et.al, Práticas e métodos de investigação em Ciências Sociais Burgess, R.G., A pesquisa de terreno: uma introdução Flick, U., Métodos Qualitativos na Investigação Científica Ghiglione, R., Matalon, B., O inquérito. Teoria e Prática Lee, R., M., Métodos não interferentes em pesquisa social Santos Silva e Madureira Pinto (orgs.) Metodologia das Ciências Sociais:
Secundária
- Bardin, L. Análise de conteúdo Beaud, S., Weber, F., Guia para a pesquisa de campo Atkinson, Robert, The Life Story Interview, Qualitative Research Methods, California, Sage Publications, 1998. Becker, H. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, 1997. Berg Bruce L., Lune Howard, Qualitative research methods for the social sciences, Upper Saddle River, Pearson, 2012 Blaikie, N., Designing Social Research, Cambridge, Polity Press, 2000 Burton, D., Research training for social scientists, Londres, Sage, 2000 Camargo, A. Os Usos da história oral e da história de vida: trabalhando com elites políticas. Revista de Ciências Sociais, v. 27, n. 1, p. 5-28, 1984. Creswell, John W. Qualitative inquiry & research design : choosing among five approaches, London, Sage Publications, 2007 Denzin, Norman K, Lincoln, Yvonna S., Handbook of Qualitative Research, California, Sage Publications, 1994 Emmel Nick, Sampling and choosing cases in qualitative research : a realist approach, Thousand Oaks : Sage, 2013 Foddy,W., Como perguntar, Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta, 1996 Gilbert, N (org.) Researching social life, Londres, Sage, 2001 Morse, J.M., Aspectos essenciais de Metodologia de Investigação Qualitativa, Coimbra, Formasau, 2007 Scott, J., A matter of record - Documentary sources in social research, Cambridge,Polity Press, 1990, [caps. 1,2,3] Silverman, David (ed.) (2011), Qualitative Research, London, Sage Thompson, P., The voice of the pass: oral history, Oxford University Press, 1985: