Currículo
Movimentos Sociais na Era Digital 02894
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Erasmus e Similares > Comunicação
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Erasmus e Similares > Comunicação
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os OA desta UC são teórico-metodológicos e práticos OA1.Identificar o que é um movimento social (definições) OA2.Identificar as principais teorias dos movimentos sociais OA3.Desenvolver sólido conhecimento das teorias relacionadas com o papel das redes sociais nos processos de mobilização na era digital OA4. Identificar e distinguir as principais metodologias de análise dos movimentos sociais (Protest Event Analysis, entrevistas, análise das redes, análise dos conteúdos das plataformas digitais dos movimentos) OA5. Avaliar as principais abordagens, de forma a reconhecer a mais adequada respeito às exigências de um específico caso de estudo OA6. Conhecer e assimilar alguns dos mais importantes estudos realizados na área dos Social Movements Studies OA7. Desenvolver um conhecimento aprofundado das recentes vagas de protesto e do papel das TIC nestas OA8. Realizar uma análise empírica,com o recurso aos instrumentos fornecidos durante a UC
Programa
CP1. Movimentos sociais: uma introdução CP2. O ativismo digital CP3. Ondas de protesto num mundo global digitalizado CP4. Participação digital e democracia CP5. Cidadãos num ambiente digital CP6. Métodos de estudo dos movimentos sociais na era digital
Método de Avaliação
A. Avaliação ao longo do semestre Apresentação oral em grupo (40%) - Cada grupo é convidado a escolher um dos tópicos analisados durante o curso e a discuti-lo; - Os alunos devem necessariamente utilizar e aplicar a literatura fornecida e discutida para este tópico específico (pelo menos 4 "unidades de texto"), bem como o material do power point, com referências explícitas na sua apresentação; - Cada "unidade de texto" pode ser um artigo ou um capítulo. Quando é sugerido um livro inteiro, isso significa que os alunos podem escolher, para as suas apresentações, um ou mais capítulos do livro; - A inclusão de leituras adicionais é bem-vinda; - O tema pode ser tratado de forma empírica (por exemplo, uma pequena investigação sobre um tema de interesse dos alunos, efectuada aplicando as ferramentas analíticas e metodológicas dadas durante o curso) ou teórica (discussão de conceitos debatidos durante o curso e na literatura). - Os temas não podem ser repetidos, de modo a diversificar as apresentações; - A discussão faz parte da avaliação; - A dimensão e o número dos grupos dependem do número de alunos que optarem pela avaliação contínua e podem ser ajustados. Trabalho individual 60%. - O trabalho final pode ser: um pequeno ensaio de 1500 palavras; um pequeno vídeo de 7 minutos; uma ideia de um software ou plataforma de democracia participativa (apenas o desenho e a sua descrição); uma ideia e descrição de uma ferramenta de governação eletrónica; uma ideia de um convite digital à manifestação; - O trabalho deve utilizar 5 unidades de conteúdo entre as disponibilizadas durante o curso: três unidades de texto e dois outros recursos (por exemplo, vídeos, material das redes sociais, etc.). - Os alunos devem desenvolver a sua própria análise e visão, em diálogo crítico com as noções fornecidas ao longo do curso; - Durante a 8ª aula, os alunos apresentam brevemente o esboço dos seus trabalhos (2-3 minutos cada). A apresentação deve incluir: título, questão principal de investigação, relevância, fontes e métodos e eventuais dúvidas/problemas. B. Exame final facultativo - O exame final está previsto para os alunos que não possam ou não queiram efetuar a avaliação ao longo do semestre. Os alunos são convidados a responder a uma série de perguntas abertas, que podem incidir sobre qualquer aspeto abordado durante o curso. Material Todo o material do curso - por exemplo, o programa detalhado, a descrição da avaliação, os ficheiros power point, as leituras - está disponível no Moodle. É um princípio básico do curso não fornecer leituras que estejam disponíveis através dos canais do Iscte (biblioteca e Bon) ou que sejam de acesso livre. A razão para tal é o facto de a pesquisa bibliográfica ser considerada parte da formação, bem como a familiarização dos estudantes com recursos e ferramentas bibliográficas físicas e digitais.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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