Currículo
Métodos de Análise de Multimédia 01773
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Métodos de Pesquisa Social > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os Objetivos de Aprendizagem (AO) estão em sintonia com os métodos de ensino adotados. As aulas proporcionam uma compreensão dos referenciais teóricos e uma abordagem eminentemente prática numa ótica hands on e numa perspectiva learning by doing. Os desafios e limitações da investigação e análise da comunicação em contexto digital com recurso a ferramentas específicas para a recolha de dados são abordados ao longo das aulas e na discussão de estudos de caso concretos. Os Objetivos de Aprendizagem (AO) são os seguintes: AO1. Compreender a relevâncias dos métodos digitais para o estudo das ciências sociais. AO2. Identificar os principais desafios e limitações ao realizar investigação online. AO3. Definir desenho da pesquisa que favoreça a adequada recolha de dados mediante o meio e o objeto de estudo. AO4. Tratar e preparar bases de dados para a análise. AO5. Construir soluções para analisar dados.
Programa
CP1. Métodos digitais para o estudo das ciências sociais. CP2. Query design e recolha de dados.EDC: Instagram. CP3. A preparação da base dados e visualização de imagens. EDC: Instagram. CP4. A preparação de uma pesquisa em plataformas de redes sociais online. EDC: Facebook, X. CP5. Recolha de dados: vantagens e limitações.EDC: Facebook, X. CP6. A recolha de informação de forma estruturada e focada.EDC: Google Trends. CP7. A recolha de informação de forma estruturada e focada. EDC: Ferramentas de inteligência artificial generativa. CP8. Processamento de Linguagem Natural aplicada às Ciências Sociais. CP9. Visão Computacional aplicada às Ciências Sociais
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre é realizada através de quatro exercícios individuais cada um com a ponderação de 25% na nota final. Nota mínima de cada exercício 10 valores. Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação por exame. Esta inclui a entrega de um trabalho individual que engloba a realização de quatro exercícios e a discussão dos seus resultados de forma a compreender a temática em estudo.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bruns, A. (2019). Are Filter Bubbles Real. Polity Press. Bucher, T. (2018). If... Then: Algorithmic Power and Politics. Oxford University Press. Burgess, J., Marwick, A., & Poell, T. (Eds.). (2017). The SAGE handbook of social media. Sage. Cardoso, G. & Sepúlveda, R. (2024). Manual de métodos para pesquisa digital. Mundos Sociais. Gillespie, T. (2018). Custodians of the Internet: Platforms, content moderation, and the hidden decisions that shape social media. Yale University Press. Leaver, T., Highfield, T. & Abidin, C. (2020). Instagram: Visual Social Media Cultures. Digital media and society series. Polity. Mayer-Schönberger, V., & Cukier, K. (2013). Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. Houghton Mifflin Harcourt. Rogers, R. (2013). Digital Methods. MIT Press. Rogers, R. (2024). Doing digital methods. SAGE. Salganik, M. J. (2019). Bit by bit: Social research in the digital age. Princeton University Press.:
Secundária
- Boyd, D., & Crawford, K. (2012). Critical Questions for Big Data: Provocations for a Cultural, Technological, and Scholarly Phenomenon. Information, Communication & Society, 15, 662-679. Cardoso, G., Sepúlveda, R., & Narciso, I. (2022). WhatsApp and audio misinformation during the Covid-19 pandemic. Profesional de la información, 31(3). https://doi.org/10.3145/epi.2022.may.21 Cardoso, G., Álvares, C, Moreno, J. Sepúlveda, R., Crespo, M., Foà, C. (2021). Deliverable D2.1 A Framework and Methodological Protocol for analyzing the platformization of news. Eumeplat. https://www.eume plat.eu/results/deliverables/ Flores, A.M. & Sepúlveda, R. (2022). Métodos digitais e educação: uma proposta de investigação. In Nobre, A., Mouraz, A. & Duarte, D. (Eds). Portas que o digital abriu na Investigação em Educação, Universidade Aberta e Universidade de Coimbra. Moreno, J. & Sepúlveda, R. (2021). Article 13 on social media and news media: disintermediation and reintermediation on the modern media landscape. Communication & Society, 34(2), 141-157. Pariser, E. (2011). The filter bubble: How the new personalized web is changing what we read and how we think. Penguin. Poell, T., Nieborg, D. B., & Duffy, B. E. (2021). Platforms and cultural production. John Wiley & Sons. Rieder, B., Matamoros-Fernández, A. & Coromina, O. (2018). From ranking algorithms to ‘ranking cultures’: Investigating the modulation of visibility in YouTube search results. Convergence: The international journal of research into new media technologies, 24(1), pp. 50-68. https://doi.org/10.1177/1354856517736982 Rogers, R. (2017). Foundations of Digital Methods: Query Design. In: Mirko Tobias Schäfer, Karin van Es (Hg.): The Datafied Society: Studying Culture through Data. Amsterdam: Amsterdam University Press, 75–94. DOI: https://doi.org/10.25969/mediarep/125 Silva, T., Mintz, A., Omena, J. J., Gobbo, B., Oliveira, T., Takamitsu, H., Pilipets, E., & Azhar, H. (2020). APIs de Visão Computacional: investigando mediações algorítmicas a partir de estudo de bancos de imagens. Logos, 27(1). van Dijck, J., Poell, T., & De Waal, M. (2018). The platform society: Public values in a connective world. Oxford university press.: