Currículo
Televisão e Sociedade 02202
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
• Apreender as principais teorias e conceitos dos Estudos Televisivos e da Sociologia dos Media. • Compreender a interacção entre a televisão e a sociedade. • Fomentar a pesquisa das realidades sociais através das suas representações na televisão, nas exportações da linguagem e conteúdos da TV para outros media da era digital, na sua institucionalidade e nas suas audiências. • Fornecer bases sobre as metodologias de estudo da televisão enquanto produtora de sociedade. Desenvolver a capacidade crítica (auto e hétero), que permita gerar uma comunidade de conhecimento capaz de questionar e defender uma tese.
Programa
1. Introdução: mundo social, mundo simbólico. 2. A televisão como reflexo da sociedade e como reflexo na sociedade. A televisão como produtora de sociedade. 3. A televisão como acesso ao conhecimento da sociedade. Metodologias de estudo da televisão como reflexo da e na sociedade. 4. A televisão como instituição. Produção. Elites. Televisão e serviço público. 5. A televisão como texto. Representações. 6. A televisão como audiências. Massas e indivíduos. Consumo e cidadania. A televisão na sociedade do século XXI. Desafios teóricos e de investigação.
Método de Avaliação
Realização de um trabalho final, seja a apresentação de uma proposta de projecto de investigação, enunciação das suas diversas etapas e métodos, seja um ensaio crítico e argumentado a partir de uma análise empírica de uma realidade abordada no programa, à escolha do aluno e aprovada pelo professor. O projecto de cada trabalho será discutido em várias sessões a partir da terceira.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -