Currículo
Género e Serviço Social: Debates Contemporâneos 02838
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Pretende-se que os alunos e alunas, saibam: a) Expôr criticamente a problemática do género, para tal mobilizando os mais importantes contibutos conceptuais b) Disponham dos instrumentos analíticos e metodológicos para tratar da problemática do género nas diferentes dimensões da vida social (família, poder, trabalho, exclusão social, sexualidade, violência) em articulação com a especifidade do Serviço Social
Programa
1. O Problema do Género 1.1. Sexo, Género e Desigualdade Social 1.2. Relações sociais de género e dominação masculina 1.3. Género e Serviço Social: introdução 2. Teorias de Género 2.1. O cânone normativo do séc. xx: a distinção entre Sexo e Género 2.2. Perspectivas Feministas 2.3. Teorias críticas contemporâneas 3. Género e Sociedade 3.1. As instituições da Ordem de Género 3.2. Género, família e parentesco 3.3. Género e poder político e económico 3.4. Género e trabalho 3.5. Género, pobreza e exclusão social 3.6. Género, corpo e sexualidade 3.7. Género e minorias LGBT 3.8. Género e violência 4. Género, Desigualdade e Serviço Social
Método de Avaliação
A avaliação far-se-á através de intervenções dos alunos nas aulas, da realização de fichas de leituras de textos seleccionados e de um trabalho final e individual a partir de um tema proposto pelo docente.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 132.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- LESKOŠEK, Vesna (ed.) (2009), Teaching Gender in Social Work, Utrecht: Athena. CONNELL, Raewyn (2009), Gender: In World Perspective, Cambridge: Polity (2nd ed.). CONNELL, Raewyn (1987), Gender & Power: society, the person and sexual politics, Cambridge: Polity. BUTLER, Judith (1999), Undoing Gender, London & New York: Routledge. BUTLER, Judith (1999), Gender Trouble: Feminism and the Subversion of Identity, London & New York: Routledge. BOURDIEU, Pierre (1998), La domination masculine, Paris: Seuil. BEASLEY, Chris (2005), Gender & Sexuality: critical theories, critical thinkers, London: Sage. :
Secundária
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