Currículo
História e Cultura Portuguesa L5321
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Erasmus e Similares > Study History In Portugal
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Erasmus e Similares > Study History In Portugal
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1. Identificar e descrever diferenças socioeconómicas e culturais no território português. OA2. Caracterizar diferentes locais históricos de Lisboa através da análise da sua localização e arquitetura. OA3. Reconhecer os principais temas e contribuições da arte, música e literatura portuguesas. OA4. Identificar e descrever elementos e símbolos recorrentes que têm vindo a moldar a identidade nacional portuguesa. OA5. Compreender e explicar a cronologia e dinâmicas da história contemporânea portuguesa, com especial ênfase na evolução dos séculos XX e XXI. OA6. Pesquisar, analisar e sintetizar informação sobre um tema específico da História contemporânea portuguesa, com base em bibliografia publicada, bases de dados e outras fontes de informação. OA7. Criar redes de cooperação entre diferentes nacionalidades de forma a promover a aprendizagem autónoma e a troca de experiências pessoais relacionadas com a cultura portuguesa.
Programa
CP1. Portugal através do olhar estrangeiro CP2. Introdução à História do Portugal Contemporâneo: - CP2.1 Fim da Monarquia e Primeira República - CP2.2 Estado Novo - CP2.3 Construção da Democracia e integração na União Europeia CP3. Território e população portugueses CP4. Desenvolvimento urbano de Lisboa: das origens aos nossos dias CP5. Colonização tardia, descolonização e pós-colonialismo portugueses CP6. Identidade nacional e património cultural portugueses CP7. Artes, literatura e música portuguesas
Método de Avaliação
Os estudantes poderão optar entre duas modalidades de avaliação: 1. Avaliação ao longo do semestre 2. Avaliação por exame final 1. Na avaliação ao longo do semestre os estudantes devem assistir no mínimo a 75% das aulas. Os elementos de avaliação são os seguintes: - Assiduidade e participação nas aulas e online, no fórum do Moodle (CP1-7): 25%; - Trabalho de investigação em grupo, consistindo numa apresentação oral e num trabalho escrito, sobre um tema à escolha do CP2 ou CP5, a aprovar pela docente: 40%; - Teste escrito individual de avaliação intermédia, com base nas aulas e nas visitas realizadas (CP1-7): 35%. 2. A avaliação por exame final consiste na realização de uma prova escrita sem consulta, incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular, com base na bibliografia indicada pelo docente: 100% Este exame decorre obrigatoriamente durante o período de avaliações determinado pelo Iscte-IUL.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Richard Herr; António Costa Pinto, The Portuguese Republic at One Hundred, 2012, Berkeley: University of California, https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7495 António Costa Pinto (ed.), Contemporary Portugal. Politics, society and culture [2nd Edition], 2011, Nova Iorque: Columbia University Press, José Miguel Sardica, Twentieth Century Portugal (A Historical Overview), 2008, Lisboa: Universidade Católica, Magda Pinheiro, Lisbon: A Biography, 2018, Tagus Press University of Massachusetts Press, António Costa Pinto (ed.), Portugal Since the 2008 Economic Crisis: Resilience and Change, 2023, Nova Iorque, NY: Routledge, Manuel Loff, “Dictatorship and revolution: Socio-political reconstructions of collective memory in post-authoritarian Portugal”, 2014, Culture & History Digital Journal, 3(2), e017, https://doi.org/10.3989/chdj.2014.017 Filipa Perdigão Ribeiro, "The discursive construction of collective narratives on Portuguese national identity: homogeneity or diversity?", 2018, Comunicação e sociedade, 34, https://journals.openedition.org/cs/640 Marina Costa Lobo; António Costa Pinto; Pedro Magalhães, Portuguese Democratisation 40 Years on: Its Meaning and Enduring Legacies, 2016, South European Society and Politics, vol. 21, 2, pp. 163-180, https://doi.org/10.1080/13608746.2016.1153490:
Secundária
- Barry Hatton, The Portuguese: A Modern History, 2011, Oxford: Signal Books, Stewart Lloyd-Jones; António Costa Pinto (eds.), The Last Empire: thirty years of Portuguese decolonization. Portland: Intellect Books., 2003, Portland: Intellect Books, Douglas L. Wheeler; Walter C. Opello Jr., Historical Dictionary of Portugal [3rd edition], 2010, Lanham: The Scarecrow Press, David Birmingham, A Concise History of Portugal [2nd edition], 2003, Cambridge: Cambridge University Press, Stephen Parkinson; Claudia Pazos Alonso; Thomas Foster Earle (eds.), A Companion to Portuguese Literature, 2013, NY: Tamesis, José Saramago, Journey To Portugal [New edition], 2002, Vintage, João Carvalho Dias, Maria Rosa Figueiredo, Rita Sousa Macedo (coord.), Portugal 1900: 29 June - 10 September 2000, Calouste Gulbenkian Museum, Head-Office Exhibition Gallery, 2000, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, OEDC. Data on Portugal Pordata, Pordata: Portraits, null, Fundação Francisco Manuel dos Santos, https://www.pordata.pt/en/portraits/ Miguel Bandeira Jerónimo & António Costa Pinto (eds.), The Ends of European Colonial Empires: Cases and Comparisons, 2015, Palgrave Macmillan, Luís Reto; Fernando Luís Machado; José Esperança, Novo Atlas da Língua Portuguesa / New Atlas of the Portuguese Language, 2016, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Assembleia da República, Constitution of the Portuguese Republic (1976), null, 7th revision, 2005, https://www.parlamento.pt/sites/EN/Parliament/Documents/Constitution7th.pdf Teresa Barata Salgueiro; Luís Mendes; Pedro Guimarães, “Tourism and urban changes: lessons from Lisbon”, 2017, In M. Gravary-Barbas; S. Guinand (eds.). Tourism and Gentrification in Contemporary Metropolises: International Perspectives. Londres: Routledge, pp.255-275, Guilherme d'Oliveira Martins, Portugal: Institutions and Facts, 1991, Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, :