Currículo
Sociologia da Educação L1412
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 1º Ciclo
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 1º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Especificamente, espera-se que os estudantes revelem ser capazes de: a) relacionar as mudanças no contexto educativo com as mutações sociais globais; b) analisar a relação entre as desigualdades sociais e as desigualdades escolares; c) equacionar os principais desafios que se colocam actualmente à educação nas sociedades de modernidade avançada; d) refletir criticamente, e de modo informado, sobre a educação nos seus múltiplos contextos; e) analisar textos científicos e relacionar os mesmos com situações concretas propostas.
Programa
1. A EDUCAÇÃO E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR 2. A (DES)IGUALDADE DE OPORTUNIDADES PROPORCIONADA PELA ESCOLA 3. A EDUCAÇÃO EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre tem como suporte a prestação das seguintes provas: a) Exercícios escritos a realizar em sala de aula ao longo do semestre (individual) – 50% b) Trabalho temático, apresentado oralmente em sala de aula (em grupo) - 25% Cada grupo escolhe uma das temáticas listadas pela docente. Critérios de avaliação (valores): Pertinência da informação apresentada (9) Questões para o debate (5) Referenciação das fontes (2) Clareza dos diapositivos (2) Organização (inclui disponibilização atempada dos slides) (2) c) Realização de uma entrevista a um/a educador/a e análise do corpus recolhido tendo por referencial o texto de leitura obrigatória do ponto 3 (em grupo) – 25% Os grupos não podem exceder 4 elementos. Em nenhuma destas componentes, o/a estudante pode ter classificação negativa. Caso aconteça deverá ir a exame final. Os alunos que não realizem avaliação ao longo do semestre ou que nesta não obtenham aprovação podem realizar exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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