Currículo

Sociologia da Cultura SCul

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 1º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Programa

1. IDENTIDADE Perspectivas Especificações: a) identidade pessoal e colectiva; b) identidades locais e globais Inscrições: conceptuais; b) contextuais e c) referenciais 2. LITERACIA Perspectivas Especificações: a) informação, conhecimento e pericialidade; b) capital escolar e cultural; c) recursos tradicionais e novas formas de literacia Processos culturais de a) mediatização e b) recepção (públicos, saberes, experiência, emoção, reflexividade e opinião) 3. MEDIAÇÕES Perspectivas Especificações: a) intermediários e mediações; b) mediações transversais e específicas Mudanças: a) reconceptualização do modelo PDC (produção, difusão, consumo); b) a problemática contemporânea dos interfaces (imagem e media; tecnologia e redes; discursos e reflexividade; agendamento, programação e comissariado; legitimação e pedagogia cultural) 4. CRIATIVIDADE Perspectivas Especificações: a) artes e indústrias criativas; b) suportes tradicionais e multimedia/new media; c) autores e profissões; d) criação intermediação e recepção; e) culturas populares e eruditas; f) cultura e quotidiano; Abrangências: a) originalidade, inovação, singularidade; b) autoria, intertextualidade, sampling,hipertexto; c) criatividade vernacular, pós-tradicional e cosmopolita Caracterizações: a) práticas, imagísticas e narrativas; b) processos organizacionais e operativos; c) protagonismos, de individuais a colectivos; d) projectos, componentes e parcerias; e) plataformas, redes e instituições

Método de Avaliação

A avaliação contínua consta de um trabalho individual (70%) sobre um dos temas disponibilizados no início e de um registo registo (30%) sobre 3 experiências de recepção (também de literacia e reflexividade).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Andrew Tudor (1997), Decoding culture: theory and method in cultural studies, Londres, Sage. Nick Stevenson (2001), Culture and citizenship, Londres, Sage, 2001. Alexandre Melo (2001), Arte, Lisboa, Quimera. Alexandre Melo (2003), Globalização cultural, Lisboa, Quimera. Bernard Lamizet (1999), La médiation culturelle, Paris, l?Harmattan. John Hartley, Creative industries, Malden, Blackwell Publishing, 2005. Paul du Gay, Jessica Evans e Peter Redman (eds), Identity: a reader, Londres, Sage, 2005. Richard Florida. The flight of the creative class: the new global competition for talent, Nova Iorque, Harper Collins, 2005. Franco Crespi (1997), Manual de sociologia da cultura, Lisboa, Estampa. António Firmino da Costa, Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta, 1999. Idalina Conde (2003), «Desordem ? e arte contra a cultura» in José Rebelo (coord), Novas formas de mobilização popular, Porto, Campo das Letras. Idalina Conde (2003), «Portugal em fim de século: uma modernidade plural» in Jorge de Freitas Branco e Salwa Castelo Branco (eds), Vozes do povo, Oeiras, Celta. Idalina Conde (2001), «Duplo écran na condição artística» in Helena Carvalhão Buescu e João Ferreira Duarte (coords), Narrativas da modernidade: a construção do outro, Lisboa, Colibri. Pierre Bourdieu (1996), As regras da arte, Lisboa, Presença. Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva ? política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta. Patrícia Ávila (2006), A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE (Tese de Doutoramento. Arjun Appadurai (2004), Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias, Lisboa, Teorema, 2004. AA.VV. (2004), Públicos da cultura, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 2004. AA. VV. (2000), «Cultura contemporânea», Revista Crítica de Comunicação e Linguagens, org. por José Bragança de Miranda e Eduardo Prado Coelho, Lisboa, Relógio d?Água. :

Secundária

  • Andrew Tudor (1997), Decoding culture: theory and method in cultural studies, Londres, Sage. Nick Stevenson (2001), Culture and citizenship, Londres, Sage, 2001. Alexandre Melo (2001), Arte, Lisboa, Quimera. Alexandre Melo (2003), Globalização cultural, Lisboa, Quimera. Bernard Lamizet (1999), La médiation culturelle, Paris, l?Harmattan. John Hartley, Creative industries, Malden, Blackwell Publishing, 2005. Paul du Gay, Jessica Evans e Peter Redman (eds), Identity: a reader, Londres, Sage, 2005. Richard Florida. The flight of the creative class: the new global competition for talent, Nova Iorque, Harper Collins, 2005. Franco Crespi (1997), Manual de sociologia da cultura, Lisboa, Estampa. António Firmino da Costa, Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta, 1999. Idalina Conde (2003), «Desordem ? e arte contra a cultura» in José Rebelo (coord), Novas formas de mobilização popular, Porto, Campo das Letras. Idalina Conde (2003), «Portugal em fim de século: uma modernidade plural» in Jorge de Freitas Branco e Salwa Castelo Branco (eds), Vozes do povo, Oeiras, Celta. Idalina Conde (2001), «Duplo écran na condição artística» in Helena Carvalhão Buescu e João Ferreira Duarte (coords), Narrativas da modernidade: a construção do outro, Lisboa, Colibri. Pierre Bourdieu (1996), As regras da arte, Lisboa, Presença. Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva ? política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta. Patrícia Ávila (2006), A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE (Tese de Doutoramento. Arjun Appadurai (2004), Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias, Lisboa, Teorema, 2004. AA.VV. (2004), Públicos da cultura, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 2004. AA. VV. (2000), «Cultura contemporânea», Revista Crítica de Comunicação e Linguagens, org. por José Bragança de Miranda e Eduardo Prado Coelho, Lisboa, Relógio d?Água. :

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre