Currículo

Administração Pública, Práticas Culturais e Políticas de Segurança 02685

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- Compreender o papel das ideias e os imaginários na criação das políticas públicas e no seu funcionamento. - Incorporar ferramentas teóricas e práticas para o desenvolvimento de trabalhos de consultoria, avaliação e criação de políticas públicas de segurança. - Descrever situações e diagnósticos sobre o fenómeno e avaliar a efectividade de políticas públicas. - Apresentar novas formas de análises relativas ao fenómeno da insegurança. - Incorporar novas variáveis e indicadores para a análise da segurança cidadã. - Identificar os principais conceitos e teorias no domínio da prevenção da insegurança e do crime. - Diagnosticar as razões de altos por que alguns países têm índices de delito, nalguns dos países, e analisar os fatores que podem estar na base do aumento do crime.

Programa

Módulo 1: O Estado como prática cultural e o papel das ideias na criação de políticas públicas Ideias, imaginários e cultua como condicionantes das políticas públicas e do funcionamento da administração e do Estado Introdução ao pensamento complexo. Módulo 2: A Segurança cidadã e a Segurança humana: conceitos abrangentes de prevenção e de combate ao delito Desenvolvimento do conceito. Estratégias de desenvolvimento de políticas públicas de prevenção e combate da insegurança. Prevenção direita, prevenção situacional Por quê a insegurança? Garantismo ou ?mão dura? Módulo 3: Violência e insegurança na América Latina. Quê, por quê, como e o que fazer? O problema na região mais violenta do mundo e as políticas públicas regionais. Avaliação de resultados Módulo 4: O caso europeu em perspectiva comparada. Quais os problemas e quais as soluções? A situação Europeia. Políticas regionais e políticas locais. Problemas regionais e problemas locais.

Método de Avaliação

A UC pode ser frequentada em regime de avaliação contínua ou de exame final Conteúdo da avaliação contínua: (a) prova de avaliação, que consiste na realização de um trabalho escrito individual, baseado na bibliografia sugerida (máximo: 20 páginas), com 75% na ponderação da nota; (b) participação nas aulas, com 25% na ponderação da nota. Regime de presença nas aulas: 75% de assiduidade.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • PNUD (2013), Seguridad Ciudadana con Rostro Humano, diagnósticos y propuestas para América Latina. Informe Regional sobre Desarrollo Humano 2013-2014. (Nueva York: PNUD) Moriconi Bezerra, Marcelo (2011), Retórica, política y administración. Por qué fallan las reformas administrativas. México, UAM ? CLACSO. Moriconi Bezerra, Marcelo (2013): Ser violento. Los orígenes de la inseguridad y la víctima-cómplice, Buenos Aires: Capital Intelectual. Kaldor, M., Martin, M. and Selchow, S. (2007), ?Human security: a new strategic narrative for Europe?, International Affairs, 83: 273?288. Gómez, Oscar A. (2012), ?What is a human security project? The experience of the UN Trust Fund for Human Security?, Global Change, Peace & Security, Volume 24, Issue 3, pp. 385-403. Bevir, Mark y R. A. W. Rhodes (2010), The State as Cultural Practice, Nueva York, Oxford University Press. :

Secundária

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Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre