Currículo

Análise de Campanhas Políticas 02678

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1.Conhecer alguns instrumentos conceptuais necessários à análise de campanhas políticas; 2.Compreender os mecanismos e as considerações subjacentes à construção de uma campanha; 3.Conhecer o papel dos media no contexto das campanhas políticas; 4.Conhecer as características e com o impacto do contexto politico no planeamento e execução das campanhas, em termos de oferta (partidos/ candidatos), procura (eleitores) e condicionantes (legislação, condicionantes de curto prazo); 5.Ser capazes de analisar criticamente e de forma sistemática campanhas políticas reais.

Programa

1.Introdução às Campanhas Políticas 2. Campanhas: Definições, Tipologias e Evolução 3.As mensagens, as actividades de campanha, os velhos e os novos media nas campanhas 4.Análise de Campanhas para Eleições Legislativas, de Segunda Ordem e Referendos 5. Campanhas Políticas Contemporâneas: Temas e Debates

Método de Avaliação

I - Avaliação Contínua 1.Trabalho individual: Análise de uma campanha ou de um aspecto das campanhas políticas. Em português, inglês ou italiano (2500 palavras) - 40% da nota final . 2. Apresentação de um tema em aula (30% da nota final). Línguas admitidas: português e inglês. 3. Teste de escolha múltipla no fim do semestre (20%) 4.Participação durante as aulas (10% da nota final). Implica a assistência a 70% das aulas. II - Exame escrito sobre a totalidade da matéria (100% da nota final)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre