Currículo
Linguagens Digitais nos Media LDM
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá: OA1 | descrever o processo de criação de trabalhos multimédia e interativos OA2 | avaliar técnicas de webcopywriting e formas de estruturação de conteúdos OA3 | identificar formas de pesquisa e processos de organização de projetos OA4 | descrever processo e ferramentas de edição e publicação OA5 | comparar novos formatos de conteúdo, interatividade e interação OA6 | saber escrever para a web OA7 |saber editar som para rádio, web e TV OA8 | saber editar e publicar vídeos para web e TV OA9 | saber editar e publicar fotografias na web OA10|saber recorrer a recursos de IA para auxiliar a produção de conteúdos
Programa
1. - Novas linguagens multiplataforma (corss e trans media) em vários domínios da mediação digital 1.1 Notícia 1.2. Opinião 1.3. Entrevista 1.4. Entretenimento 1.5. Reportagens 2. - Novas técnicas, tecnologias e ferramentas 2.1. Ao minuto 2.2. Hyperlinks 2.3. Notícias relacionadas 3. - Novos processos de trabalho nos novos média 4. - Contar histórias utilizando novos formatos, recursos e plataformas 4.1. A imagem e o texto 4.2. SEO: o jornalista/intermediario como difusor 4.3. Escrever para ser lido, para ser descoberto 4.4. A importância e dependência da informação de agência 5. - Trabalhar em equipa 6. - A visão multidisciplinar da produção de conteúdos 6.1. Técnicas de webcopywriting 6.2. escrita para as plataformas web 7. - Produção, edição e publicação de som para rádio, web e TV 8. - Produção, edição e publicação de vídeo para web e TV 9. - Produção, edição e publicação de fotografia para a web. 10. - Instrumentos de IA para a transversalidade dos conteúdos
Método de Avaliação
A forma de avaliação é ao longo do semestre e tem como base a cotação obtida, pelos alunos, nos seguintes elementos de avaliação: Projeto Prático (grupo) - 90% (Entrega “Dossiê de Produção” - 30% + Ensaio Audiovisual - 60%) Participação e Progressão (individual) - 10% Os alunos poderão optar também pela avaliação por exame final. Na avaliação por exame final, a nota obtida no exame corresponderá a 100% da nota da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Fonseca, J. M. et al, Introdução ao design de interfaces, 2012, Lisboa: FCA, Josephson, S., Kelly, J., & Smith, K. (Eds.), Handbook of Visual Communication: Theory, Methods, and Media. routledge, 2020, Routledge, Vernallis, C., Rogers, H., & Perrott, L. (Eds.)., Transmedia Directors: Artistry, Industry and New Audiovisual Aesthetics., 2020, Bloomsbury Publishing USA., Felder, Lynda, Writing for the web: creating compelling web content using words, pictures and sound., 2012, New Ryder: Berkeley, Califormia;, Lambert, Joe (2013), Digital Storytelling: capturing lives, creating communities, 2013, NY: Routledge, O’Connel, Roxanne M., Visualizing Culture: analyzing the cultural aesthetics of the web, 2015, New York, Peter Lang Publishing, Inc.,:
Secundária
- BROWN, B., Cinematography: Theory and Practice: Image Making for Cinematographers and Directors,., 2016, Routledge, Ito, M. (2010) Hanging Out, Messing Around and Geeking Out: Kids Living and Learning with New Media, MIT Press, Cambridge, MA; "EyeTrack 2007", Poynter Institute; O’Connel, Roxanne M., Visualizing Culture: analyzing the cultural aesthetics of the web, 2015, New York, Peter Lang Publishing, Inc., Alexander, Brya, The New Digital Storytelling: creating narratives with new media, 2011, USA, Praeger, Block, Bruce, The Visual Story: creating the visual structure of film, tv, and digital media, 2013, New York, Focal Press, Costello, Vic, Multimedia Foundations: core concepts for digital design, 2012, London: Focal Press. Friedman, Anthony, Writing for visual media, 2011, New York, Focal Press.: