Currículo
Refletir e Agir sobre o Insucesso e Abandono Escolares RAIAE
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Outras
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Refletir sobre insucesso e abandono escolar a partir dos resultados da pesquisa realizada no âmbito do projeto Below 10, utilizando metodologias, participativas, estudos de caso e histórias de vida; - Fazer o diagnóstico das suas necessidades e recursos específicos para a intervenção (enquanto docentes e outros técnicos); - Compreender conteúdos, conceitos, práticas, reflexões, e exemplos de boas práticas nacionais e internacionais, no domínio do insucesso e abandono escolar e intervenção para o seu combate; - Exercer competências adquiridas no domínio da prevenção e intervenção em casos de insucesso e abandono escolar, percorrendo as dimensões que aí intervêm: a juventude, a organização escola, as pedagogias, a orientação vocacional, a relação da escola com as famílias e a relação da escola com a comunidade; - Esboçar um plano de ação sobre o insucesso e o abandono escolares, que seja pertinente e coerente com a realidade local e as necessidades diagnosticadas.
Programa
1. Insucesso e abandono escolares: investigar, refletir e agir 2. Ondas, cenas e microculturas juvenis 3. Jovens em situação de conflito: desafios e oportunidades 3. Transformar a escola: mudança organizacional e sucesso escolar 4. Transformar a sala de aula: inovação e criatividade na educação 5. Para além dos muros da escola: parcerias para a promoção do sucesso 6. Inspirar para o futuro: orientação escolar e profissional 7. Prevenir e agir: construção de um Plano de 8. Prevenção e Ação sobre o Insucesso e Abandono Escolar Balanço final e avaliação
Método de Avaliação
A avaliação dos estudantes terá como base: - A presença e participação nas dinâmicas de aprendizagem oral (30%) - A elaboração de um plano de ação sobre o insucesso e o abandono escolares (em grupo) (70%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 124.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Sebastião, J. (2009) Democratização do ensino, desigualdades sociais e trajectórias escolares, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Sebastia?o, J. e M. A?lvares (2015), ?Wavering between hope and disenchantment. The case of early school leaving in Portugal?, in Scuola democratica, 6, 2, pp.439-454. Seabra, T. (2009), ?Desigualdades sociais e escolares??, Sociologia, Problemas e Práticas, nº 59, pp. 75106. Mateus, S., F. Pinho, P. Amaral, S. Murteira (2018), Stories of young dropouts: a social survey of success and failure, Below 10 Project ? Intellectual Output 1 Report, CIES-IUL: Lisbon. :
Secundária
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