Currículo
Instituições e Mudança Social L5412
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Erasmus e Similares > Study Sociology In Portugal
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os objectivos de aprendizagem da UC de Instituições e Mudança Social prendem-se com os conteúdos sociológicos substantivos de cada uma das duas partes centrais do programa: Instituições (1ª parte) e Modernidade, Mudança Social e Globalização (2ª parte). Em relação à primeira, trata-se de: OA1: uma introdução às principais instituições com as quais a sociologia se preocupa, No respeitante à segunda parte do programa, trata-se de OA2: definir os processos da globalização na modernidade, em aspectos tão relevantes como risco, desigualdades sociais, população, tecnologia, ambiente e economia.
Programa
Introdução 1. Modernidade, instituições e mudança social 2. As diferenciações sociais que atravessam as instituições: Classe, género e origem étnico-racial Parte I- Instituições 1. Família e género 2. Educação e escola 3. Economia, mercado de trabalho e dinâmicas do emprego 4. Estado, poder e política 5. Religião Parte II - Mudança social no mundo contemporâneo 1. Globalização, comunicação, sociedade em rede 2. A sociedade de vigilância 3. Mudança social e movimentos sociais no mundo contemporâneo
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre compreende quatro componentes: 1. Uma ficha de leitura analítica, realizada individualmente em sala de aula sobre textos indicados na bibliografia do programa, versando sobre a parte I do programa (25%); 2. Uma apresentação oral, preparada em grupo, sobre um (ou mais) dos tópicos do programa, cuja versão em Powerpoint é revista e entregue a seguir a sua discussão (25%); 3. Um teste escrito individual consistindo de uma parte compreensiva sobre o programa da UC (40%); 4. Assiduidade e participação nas aulas (10%). A manutenção no regime de avaliação ao longo do semestre requer nota mínima de oito valores nos elementos referidos em 1, 2 e 3.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Giddens, Anthony (2013), Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian:
Secundária
- Almeida, João Ferreira da (org) (1994) Introdução à Sociologia. Lisboa: Universidade Aberta. Berger, Peter L. e Luckmann, Thomas (2004) A construção social da realidade. Lisboa: Dinalivro. Cardoso, Gustavo et al. (2015) A Sociedade em Rede em Portugal. Uma Década de Transição, Lisboa, Almedina. Carmo, Renato et al. (2018) Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Mundos Sociais. Costa, António Firmino da (2012) Desigualdades Sociais Contemporâneas. Lisboa: Mundos Sociais. Santos, Boaventura de Sousa (2001) Globalização: fatalidade ou utopia? Porto, Edições Afrontamento. Torres, Anália (coord.) (2018) Igualdade de Género ao Longo da Vida. Portugal no contexto europeu. Lisboa, FFMS. Viegas, José Manuel Leite e Costa, António Firmino da (orgs) (1998) Portugal que Modernidade? Oeiras: Celta Editora. Wieviorka, Michel (2010) Nove Lições de Sociologia: como abordar um mundo em mudança. Lisboa: Teorema.: