Currículo
Projectos Culturais de Património 00846
Contextos
Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de História > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá estar em situação de: OA1- Identificar as componentes essenciais do projeto cultural; OA2- Posicionar o projeto enquanto ferramenta de ação cultural, com destaque para o contexto português; OA3- Identificar os métodos e as técnicas de desenho de projetos culturais, incluindo a avaliação. OA4- Identificar as principais oportunidades para a construção de projetos culturais, em especifico no domínio do património OA5- Aplicar os conhecimentos na construção de projetos culturais OA6- Apresentar um projeto cultural
Programa
CP 1 - Conceitos introdutórios 1.1. Conceito de património cultural; 1.2. Definição e caraterísticas do projecto; 1.3. O trabalho por projecto no sector cultural CP2 - O Desenho de um Projecto Cultural 2.1. O Diagnóstico 2.2. A Definição do projecto 2.3. A Produção do projecto 2.4. Fazer um pitch de um projeto cultural CP3 - O sector da Cultura em Portugal 3.1. Delimitação e estrutura do sector cultural; 3.2. Políticas culturais públicas; 3.3. Agentes 3.4. O domínio do património cultural 3.5. Campos de ação para projetos culturais de património; o caso dos projetos turísticos 3.6. Caracterização económica do SCC: constrangimentos e oportunidades
Método de Avaliação
Modalidade de avaliação ao longo do semestre. O instrumento para avaliação consiste na elaboração de um projeto cultural e consiste em dois momentos: 1. Apresentação oral individual projeto cultural (com um valor de 30% na nota final), seguindo uma metodologia pechakucha (20 slides máximo, com 20 segundos por slide, caso exista apresentação multimedia). 2. Trabalho escrito do projeto cultural individual, apresentado previamente (70%). Os trabalhos escritos devem considerar uma dimensão entre os 6000-7000 palavras (15 páginas A4), excluindo bibliografia. É obrigatório incluir a bibligrafia no trabalho escrito, que deve seguir o modelo de formatação gráfica em vigor na ESPP. Para a escolha do projeto a desenvolver, os alunos devem desenvolver as suas ideias em torno das seguintes áreas temáticas: a) Intersecção do Património com Turismo; b) Intersecção do Património com Artes; c) Património e Comunicação; d) Património e Interpretação; e) Património e transição digital; f) Intersecção do Património com cidadania, governança e política. A assiduidade às aulas não constitui critério de avaliação, mas a presença dos alunos estimula o debate, a melhor apreensão dos conhecimentos e o esclarecimento de dúvidas "a quente".
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- BONET, Lluís, CASTAÑER, Xavier e FONT, Josep (eds.) (2006[2001]), Gestión de Proyectos Culturales: Análisis de Casos, Barcelona, Ariel. GINSBURGH, V. A. e THROSBY, D., (eds.) (2006), Handbook of the Economics of Art and Culture, vol 1, Amsterdão, Elsevier, (E.172 Han v.1 2 ex) PATIN, Valéry (1999), ?Cultura e Turismo: para uma Economia de Mercado? in Pedra&Cal, Ano I, nº 3, Jul/Ago/Set. RALLET, Alain (2001), ?Le Patrimoine et l?Économie? in Pays d?Art et d?Histoire et Pôles d?Économie du Patrimoine, Paris, La Documentation Française. ROSELLÓ-CEREZUELA, David (2007[2004]), Diseño y Evaluación de Proyectos Culturales, Barcelona, Ariel. SARLANGA, Emmanuelle (1997), Les Routes Touristiques. De la Conception à l?Animation, Paris, ACFCI. TINOCO, Alfredo (2012), "Alfredo Tinoco: Artigos e comunicações", Cadernos de Sociomuseologia, 42.:
Secundária
- AAVV (2004), Públicos da Cultura, Lisboa, OAC. AAVV (2006), The Economy of Culture in Europe, Bruxelas, KEA (document eletrónico) CARVALHO, José Maria Lobo de (2007), Conservação do Património. Políticas de Sustentabilidade Económica, Tese de Doutoramento apresentada ao Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa. FORTUNA, Carlos e LEITE, Rogerio Proença (orgs.) (2009), Plural de Cidade: Novos Léxicos Urbanos, Coimbra, Almedina. GREFFE, Xavier (1999), La Gestion du Patrimoine Culturel, Paris, Anthropos. MENGER, Pierre-Michel (2005[2002]), Retrato do Artista Enquanto Trabalhador. Metamorfoses do Capitalismo, Lisboa, Roma Editora. SANTOS, Maria de Lourdes Lima dos e PAIS, José Machado (orgs.) (2010), Novos Trilhos Culturais. Práticas e Políticas, Lisboa, ICS.: