Currículo

Comunicação para o Desenvolvimento e Mudança Social 04811

Contextos

Groupo: Escola de Sociologia e Políticas Públicas > Optativas > Departamento de Sociologia > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Os alunos serão capazes de aplicar estratégias de persuasão e as melhores práticas de comunicação para conceber, implementar e avaliar campanhas de advocacia e iniciativas de mudança social. OA2. Os alunos desenvolverão uma compreensão das complexidades da elaboração de políticas e das transições sociais, bem como do papel das instituições, dos media e da sociedade civil nas práticas comunicativas. OA3. Os alunos serão capazes de articular os conceitos-chave em comunicação estratégica e retórica, especialmente em contextos sociais, ambientais e de desenvolvimento. OA4. Os estudantes serão capazes de identificar e avaliar criticamente a estrutura da argumentação, as técnicas de narração, os géneros e outras ferramentas de comunicação, especialmente aplicadas aos meios digitais. OA5. Os estudantes serão preparados para se envolverem criticamente na comunicação de riscos, desastres e advocacia, bem como em iniciativas da sociedade civil que visam a mudança social.

Programa

1. Introdução: Mudança e estabilidade social 2. Quadros teóricos: Comunicação, interação social, mudança social 3. Argumentação prática, discurso político e retórica da mudança 4. Advocacia e comunicação em contextos globais 5. Comunicação do governo para o cidadão (G2C): em situações de risco e de catástrofe 6. Mobilizações de base, retórica ativista, campanhas de ONG 7. Multimodalidade na comunicação para a mudança social: Géneros e contextos 8. Advocacia em contexto: Estudos de caso e boas práticas

Método de Avaliação

1. Avaliação ao longo do semestre: a) Apresentação de grupo (2 estudantes) sobre uma das questões que envolvem diretamente características de mudança social pela advocacia, campanhas cívicas, ou regulamentação. As questões recomendadas são as questões-chave do desenvolvimento sustentável, como a saúde, o ambiente, o risco, as catástrofes e as questões humanitárias. A apresentação deve (i) centrar-se no estudo de um caso específico de relevância espacial ou temporal, e.g., uma campanha recente de uma ONG em Portugal, ou (ii) conceber uma comunicação específica para uma campanha, e.g., uma futura campanha para uma ONG no domínio da gestão de risco. (40%) b) Entrega de trabalho final individual que demonstre reflexão e compreensão do tema da apresentação. Pode ser (i) um trabalho orientado para a investigação e conceção, centrado no estudo de caso da apresentação, (ii) baseado numa revisão da literatura, com discussão crítica sobre o caso de estudo. Em ambos os opções, o trabalho deve demonstrar o progresso em relação aos objectivos e premissas da apresentação. Não mais de 4000 palavras, incluindo título e referências. (60%) Critério mínimo de assiduidade: presença em 2/3 das aulas. 2. Avaliação por exame: Teste escrito (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução