Currículo

Análise de Decisão Estratégica 02435

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da unidade curricular, cada estudante deverá ser capaz de atingir os seguintes objetivos de aprendizagem (OA) : OA1. Aprofundar os conceitos inerentes ao processo de gestão estratégica, numa ótica de aplicação concreta às empresas e organizações. OA2. Dominar técnicas analíticas de preparação de um processo de gestão estratégica. OA3. Ter a capacidade de desenvolvimento e adoção de modelos, processos e ferramentas que ajudem a estruturar, explorar e apoiar decisões estratégicas. OA4. Aperceber-se da importância do controlo e feedback na análise de decisões estratégicas.

Programa

Os conteúdos programáticos (CP) são os seguintes: CP1. O processo de apoio à tomada de decisão estratégica CP2. Introdução à análise de decisão CP3. Modelos multicritério de valor CP4. Metodologias de estruturação CP5. Afetação de recursos, priorização e orçamentação CP6. Modelação de risco e incerteza CP7. Aplicações e discussão de casos de estudo

Método de Avaliação

Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre ) i. Teste escrito individual 50% ii. Trabalho de grupo 50% Aprovação: Média ponderada de 10 valores ou superior, com a nota mínima de 8 em cada uma das componentes da avaliação. Opção 2 (Avaliação por exame) Aprovação: 10 valores ou superior

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Murcia, N.; Ferreira, F. & Ferreira, J. (2022). Enhancing strategic management using a 'quantified VRIO': Adding value with the MCDA approach. Technological Forecasting & Social Change, 174, 1-9. Howick, S.; Ackermann, F.; Walls, L.; Quigley, J. & Houghton, T. (2017). Learning from mixed OR method practice: The NINES case study. Omega - The International Journal of Management Science, 69, 70-81. Doumpos, M.; Ferreira, F & Zopounidis, C. (2021). Multiple Criteria Decision Making for Sustainable Development: Pursuing Economic Growth, Environmental Protection and Social Cohesion. Germany: Springer.:

Secundária

  • Ackerman, F. & Eden, C. (2011). Making Strategy: Mapping Out Strategic Success. London: Sage. Ferreira, F. (2011). Avaliação Multicritério de Agências Bancárias: Modelos e Aplicações de Análise de Decisão (1st Edition), Faro: Universidade do Algarve e FCT. Grant, R. (2018). Contemporary Strategy Analysis (10th Edition), Wiley. Madhavan, R.; Tunstel, E. & Messina, E. (2009), Performance Evaluation and Benchmarking of Intelligent Systems, Springer.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre