Currículo
Gestão de Inovação com Inteligência Artificial 04782
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Compreender os conceitos fundamentais da IA no contexto da inovação; OA2. Identificar oportunidades de aplicação da IA para gerar vantagem competitiva; OA3. Compreender os processos de inovação com o suporte de ferramentas de IA; OA4. Compreender os desafios éticos e práticos da IA na inovação.
Programa
P1. Introdução à Inovação e à Inteligência Artificial P2. Ferramentas e Aplicações de Inteligência Artificial para a Inovação P3. Introdução ao Design Thinking para a Inovação P4. Integração de Inteligência Artificial e Design Thinking na Gestão da Inovação P5. Desafios Éticos e Práticos da Inteligência Artificial na Inovação
Método de Avaliação
Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2. Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3. Ativas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Priyadarshini, R., Mehra, R. M., Sehgal, A., & Singh, P. J. (Eds.). (2022). Artificial intelligence: applications and innovations. CRC Press. Dunne, D. (2021). Design Thinking at Work: How Innovative Organizations are Embracing Design. United Kingdom: University of Toronto Press.: · ·
Secundária
- Russell, S., & Norvig, P. (2021). Artificial Intelligence: A Modern Approach (4ª edição). Pearson. Shneiderman, B. (2022). Human-Centered AI. Oxford University Press.: · ·