Currículo
Gestão da Diversidade e da Inclusão 04829
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos que completem esta unidade curricular serão capazes de: OA1: Distinguir diferentes tipos de diversidade OA2: Identificar e avaliar criticamente desafios, oportunidades e vantagens da diversidade no contexto de trabalho OA3: Identificar e avaliar criticamente práticas discriminatórias e preconceituosas no contexto de trabalho OA4: Refletir sobre o papel da gestão na promoção de um ambiente de trabalho inclusivo e não discriminatório
Programa
Módulo 1: O que se entende por diversidade e inclusão 1. Alterações sociodemográficas nas sociedades contemporâneas 2. A igualdade e o direito ao emprego como direito humano fundamental 3. Estereótipos e preconceito 4. Atitudes e práticas discriminatórias Módulo 2: Diversidade no trabalho 1. Implicações da diversidade para o contexto de trabalho 2. Desafios, oportunidades e vantagens de equipas diversas 3. Práticas geradoras de (des)igualdade no trabalho Módulo 3: Gestão da diversidade no trabalho 1. O papel da gestão na promoção de ambientes de trabalho inclusivos e não-discriminatórios 2. Gestão da diversidade numa perspetiva internacional e multicultural 3. Diagnóstico e resolução de problemas de desigualdade e discriminação no trabalho 4. Planos de gestão da diversidade e inclusão
Método de Avaliação
A avaliação na UC segue as modalidades de avaliação previstas no RGACC, especificamente a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre implica a assiduidade em, pelo menos, 80% das aulas. Compreende os seguintes instrumentos de avaliação: trabalho de grupo com relatório escrito (30%) e apresentação na aula (10%); teste escrito individual sem consulta (60%). Em cada instrumento a classificação deverá ser igual ou superior a 8 valores. A aprovação é obtida com classificação final igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação por exame integra a realização de uma prova individual escrita sem consulta (100%). Esta corre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na UC. A aprovação é obtida com classificação igual ou superior a 9,5 valores. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Para além do RGACC, outros documentos de referência para o processo de avaliação são o Regulamento de Estudantes com Estatuto Especial (REEE) e o Código de Conduta Académica, cuja leitura se recomenda.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Barak, M. (2017). Managing diversity: toward a globally inclusive workplace. London: Sage. Bendl, R., Bleijenbergh, I., Henttonen, E., & Mills, A.J. (Eds.) (2015). The Oxford Handbook of Diversity in Organizations. Oxford, UK: Oxford University Press. Köllen, T. (2021). Diversity management: A critical review and agenda for the future. Journal of Management Inquiry, 30(3), 259-272. Robbins, S. & Judge T. (2024). Organizational Behavior - 19Th Edition. Edinburghgate, Harlow: Pearson Education. Roberson, Q. M. (2019). Diversity in the workplace: A review, synthesis, and future research agenda. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 6, 69–8.:
Secundária
- Brief, A. P. (ed.) (2008): Diversity at Work. Cambridge: Cambridge University Press. Colella, A., & King, E. (Eds.). (2018). The Oxford Handbook of Workplace Discrimination. Oxford University Press. Gajjar, T., & Okumus, F. (2018). Diversity management: What are the leading hospitality and tourism companies reporting?. Journal of Hospitality Marketing & Management, 27(8), 905-925. Kalargyrou, V., & Costen, W. (2017). Diversity management research in hospitality and tourism: past, present and future. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 29(1), 68-114. Klarsfeld, A. (Ed.) (2010). International Handbook on Diversity Management at Work: Country Perspectives on Diversity and Equal Treatment. Cheltenham, UK: Edward Elgar Publishing. Olsen, J. E., & Martins, L. L. (2012). Understanding organizational diversity management programs: A theoretical framework and directions for future research. Journal of Organizational Behavior, 33(8), 1168-1187. Syed, J., & Özbilgin, M. (2015). Managing Diversity and Inclusion: An International Perspective. London: Sage. Wolfgruber, D., Stürmer, L., & Einwiller, S. (2022). Talking inclusion into being: communication as a facilitator and obstructor of an inclusive work environment. Personnel Review, 51(7), 1841-1860.: