Currículo
Marketing Político 01714
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Definir o conceito de MKT Político OA2. Identificar tipologias de produtos de MKT Político OA3. Diferenciar diferentes estratégias de MKT Político. OA4. Diferenciar segmentação e posicionamento e conseguir aplicar ambos os conceitos OA5. Saber identificar diferentes conceitos de comunicação OA6. Explicar diferentes tipos de comunicação em MKT OA7. Identificar e argumentar bons e maus exemplos de comunicação offline e online OA8. Explicar a importância da comunicação interna na estratégia de MKT Político OA9. Identificar limites e questões éticas associadas ao MKT Político OA10. Elaborar um plano estratégico de MKT Político OA11. Monitorizar e avaliar um plano estratégico de MKT Político OA12. Apresentar, através de um “pitch”, uma ideia inicial de plano estratégico de MKT Político, recolhendo feedback e debatendo ideias com o “cliente” Os referenciais teóricos serão proporcionados pelas aulas e leituras propostas. Os benchmarking, casos de estudo e o “pitch” serão utilizados.
Programa
CP1. Apresentação do docente, alunos e programa; O conceito de Marketing; Definições de Marketing Político, história e áreas de aplicação CP2. Estratégias de Marketing Político em ambiente concorrencial; Marketing intelligence e construção de uma pesquisa de mercado CP3. A segmentação de mercado e a definição dos públicos alvo; Posicionamento e criação de marca CP4. Produto e Distribuição no marketing político CP5. Conceitos da comunicação; Tipos de comunicação de marketing CP6. Integração online/offline na comunicação política Comunicação CP7. Comunicação interna; Ética em Marketing; CP8. Elaboração de um plano estratégico de marketing político CP9. Delivery e Controlo Plano de Marketing CP10. Apresentação “pitch” da proposta de trabalhos Indíviduais
Método de Avaliação
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou através de um trabalho final. A avaliação ao longo do semestre inclui: A assiduidade e participação ativa em todas as sessões (10%). Os estudantes deverão escrever realizar trabalhos de grupo (40%), estimando-se que estes trabalhos exijam cerca de 20 horas de pesquisa – os trabalhos serão a análise de casos práticos, p.ex. a realização de uma análise SWOT ou identificação de boa ou más práticas de marketing político. Os estudantes que não optarem pela avaliação ao longo do semestre, ou que não obtenham aproveitamento nessa modalidade, podem recorrer à avaliação final (100%) através entrega de um trabalho de plano estratégico de marketing político, com um capítulo extra com uma recensão crítica sobre um caso de boa e um caso de má prática de estratégia e/ou implementação de marketing político. Esta UC não prevêe a modalidade de avaliação por exame. Os estudantes deverão realizar um trabalho individual, apresentando uma versão inicial do mesmo (o “pitch”) nas últimas aulas do semestre e entregando a versão final no período de avaliação final do semestre. O trabalho final individual valerá 50% da nota final (10% - “pitch” + 40% - trabalho final escrito).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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