Currículo
Marketing Político 01714
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Definir o conceito de MKT Político OA2. Identificar os desafios do MKT Político na era digital OA3. Diferenciar as diferentes fases do planeamento estratégico em MKT Político OA4. Saber acompanhar estudos eleitorais internos no contexto de uma campanha OA5. Saber elaborar um plano estratégico de MKT Político OA6. Perceber como funciona a comunicação de crise OA7. Conhecer as técnicas básicas do storytelling e do speech-writing OA8. Identificar e argumentar bons e maus exemplos de comunicação offline e online
Programa
CP1. O Marketing Político: História e Mapeamento do Campo CP2. Os Desafios do Marketing Político na Era Digital CP3. Marketing Político e Eleitoral: Planeamento, Desenvolvimento e Implementação CP4. Acompanhamento de Sondagens e Focus Groups em Campanhas Eleitorais CP5. Elaboração de um Plano Estratégico de Marketing Político CP6. Campanhas e Gestão de Crises CP7. Storytelling e Técnicas Discursivas CP8. Produtos e Plataformas de Marketing Político
Método de Avaliação
Trabalho de grupo (análise SWOT) - 40% Trabalho Individual (Simulação de um Plano Estratégico para uma Campanha Eleitoral) 60%. OU Exame
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cardoso G. (org) (2024). A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina 2024 Lees-Marshment, Jennifer (2019), Routledge Handbook of Political Marketing, Routledge, New York, Lee-Marshment, J., Conley, B., Elder, E., Pettitt, R., Raynauld, V. & Turcotte, A. (2019). Political Marketing: Principles and Applications. London and New York: Routledge Saiz, F. J. B. (2003) Marketing Político. Ediciones Pirámide. ESIC Santana Pereira, J. (2016). Política e Entretenimento. Lisboa: FFMS.:
Secundária
- Azevedo, António, Pereira, Joaquim e Magalhães Duarte City Marketing - MyPlace in XXI , Gestão Estratégica e Marketing de Cidades, Vida Económica, 2ª edição, 2011 Dionísio, Rodrigues, Faria, Canhoto e Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 2009 Bernays, Edward & Martins, Luís Paixão (2024) Propaganda. Livros Zigurate Cacciotto, M. (2015). Marketing político: Como vencer eleições e governar. Lisboa: Actual. Comunicação & Cultura. (out. 2006) Lobbying e marketing político. Volume 2. Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Ciências Humanas Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024a). Para além da Bolha (de filtro): Interações dos Deputados no Twitter. Media & Jornalismo, 24(44), Article 44. https://doi.org/10.14195/2183-5462_44_3 Ferro-Santos, S., Cardoso, G., & Santos, S. (2024b). What do Portuguese MPs use Twitter for? : A study case of political communication in a country with a small Twitter Adoption rate. Cuadernos.Info, 58, Article 58. https://doi.org/10.7764/cdi.58.72109 Green, D. P.; & Gerber, A. S. (2004). Get out the vote! How to increase voter turnout (chapters 3-7: door-to-door; leaflets; direct mail; phone banks; electronic mail). Washington, D. C.: Brookings Institute Press. Lampreia, J. M.; & Caetano, J. (2009). Marketing e comunicação política. Lisboa: Sílabo. Lilleker, D. G.; & Lees-Marchment, J. (2005). Introduction: rethinking political party behavior. In D. G. Lilleker & J. Lees-Marchment (eds.), Political marketing: A comparative perspective (pp 1-14). Manchester: MU. Lock, A., & Harris, P. (1996). Political marketing. European Journal of marketing, 30(10/11), 14-24. Meirinho Martins, M. (2008). Comunicação e marketing político. Lisboa: ISCSP. Norris, P. (2000). A virtuous circle: Political communications in postindustrial societies (cap. 7). Cambridge: CUP. O’Day, B. J. (2006). Political campaign planning manual, A step by step guide to winning elections. National Democratic Institute for International Affairs . Disponível Online. Sá, J. (2014). Marketing político: Para uma gestão integrada da política. Lisboa: ISCSP. Santana Pereira, J. (2017). Comunicação Política em Campanhas Eleitorais: Contributos Teóricos para a Análise das Legislativas de 2016 em Cabo Verde. In Volume Comemorativo do Décimo Aniversário do ISCJS. Praia: ISCJS. Schmitt-Beck, R., & Farrel, D. (2002). Studying political campaigns and their effects. In D. M. Farrel & R. Schmitt-Beck (eds.), Do political campaigns matter? Campaign effects in elections and referendums (pp. 1-21). Londres: Routledge. Vavreck, L. (2009). The message matters. The economy and presidential campaigns. Princeton: PUP.: