Currículo

Gestão dos Meios de Comunicação Social M8025

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Ao conhecer, compreender e interpretar as variáveis (drivers) que impactam o negócio dos meios de comunicação social espera-se que o aluno perceba a forma como essas variáveis devem ser enquadradas pelo gestor de media. 2. Na análise detalhada de cada segmento, propõe-se que o aluno consiga entender de que forma as variáveis (drivers) impactam cada um dos diferentes negócios dos media, 3. Capacidade de entender os conhecimentos em exemplos nacionais e internacionais demonstrando individualmente e em grupo que sabe aplicá-los numa componente prática, enquadrada no conceito do problema solução, com recurso a exercícios que potenciam a aplicação dos conhecimentos em situações simuladas de gestão.

Programa

1. O que está a acontecer aos media: a tempestade perfeita 2. Para onde olham e quem são as audiências 3. O negócio da televisão pode aprender com os desafios da aviação 4. O negócio da televisão já aprendeu com o cinema 5. O factores que sustentam o negócio do print 6. O negócio do digital e os desafios dos inventários infinitos 7. Aplicar o método problema solução ao meu negócio dos media

Método de Avaliação

Exposições teóricas sistematicamente acompanhadas de exemplos. Insistência na apresentação de boas práticas de gestão, em empresas cuja actividade comercial é balizada por elevados graus de responsabilidade social. | 1. Avaliação contínua com sistema de majoração da presença e trabalho em aulas (25%) 2. Avaliação periódica, com textos semanais (25%) 3. Trabalho Final individual (50%) (nota mínima para aprovação 10 valores) Quem não realizar a avaliação periódica faz um trabalho/exame final

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • "Digital Media Trends", by Kevin Westcott et all, Deloitte Insights, 2021 "Power Shifts: Altering the Dynamics of the E&M Industry", by Werner Ballhaus and Wilson Chow, PWHC, 2021 "Global Entertainment & Media Outlook", by Werner Ballhaus and Wilson Chow, PricewaterhouseCoopers, 2020 "The Future of Television - the Impact of OTT", by Frank Arthofer et all, Boston Consulting Gropu, 2016 "Can Subscription Video Providers Hold on to Their New Customers", by John Rose et all, Boston Consulting Group, 2020 "Will Peak TV Burst the Video Content Bubble", by Mallikarjun Vaddi, Boston Consulting Group, 2020:

Secundária

  • "There is Science Behind the Spread of Good Ideas" by Tim Harford, Financial Times, february 7, 2020 "Elon Musk em contramão", Victor Fernandes, Público, pp. 20-21, 14 Novembro 2022 "How to Leave Twitter but Kepp Your Followers", Tim Harford, Financial Times, p. 20, 26-27 November 2022 "Agonia de Twitter e Facebook abre porta às redes descentralizadas", Victor Ferreira, Público, p. 18.19, 4 Dezembro 2022 "Internet: o Bar Incrível que Marie Le Conte Encontrou nos Anos 90 é Hoje Claustrofóbico", Ana Marques Maia, Público, p. 12-13, 4 Dezembro 2022 "2022: State of the Media", Cision, 2022 A Imprensa em Portugal: Desempenho e Indicadores 2008-2020, coordenação Gustavo Cardoso e Vania Baldi, Observatório de Comunicação, Maio 2021 Ainda Bem que Ficou desse Lado", Mendes, Pedro Boucherie, ed Escritorio, 2018 Digital News Report 2022, by Nick Newman et all, Reuters Institute, 2022 "A Cultura do Papel e a Democracia - os limites da transição digital", José Pacheco Pereira, Público, p. 13, 17 Dezembro de 2022:

Disciplinas de Execução

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre