Currículo

Turismo Sustentável 03304

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 3º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos associados a esta unidade curricular são a aquisição de conhecimentos avançados sobre as várias formas de turismo sustentável, análise de estudos de caso, boas práticas e perspetivas do desenvolvimento do turismo sustentável em contexto mundial. A UC pretende ainda explorar os benefícios e impactos atuais e futuros que o turismo tem sobre o meio ambiente; identificar e avaliar as questões económicas, ambientais e sócio-culturais de um destino, as suas atrações e unidades de alojamento; identificar tendências emergentes e o impacto que estas têm sobre a mudança e o desenvolvimento da política de turismo.

Programa

1. Introdução. A indústria do turismo sustentável. 2. Transições para a sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável, consumo sustentável, transporte e mobilidade sustentável. 3. Os fluxos turísticos e sustentabilidade. A economia de partilha, consumo colaborativo. 4. Gestão do turismo sustentável. Dimensão socio-cultural. 5. Gestão do turismo sustentável. Dimensão ambiental. 6. Gestão do turismo sustentável. Dimensão económica. 7. Turismo sustentável. Contexto urbano. 8. Turismo sustentável. Contexto rural. 9. Turismo sustentável. Contexto de regiões montanhosas. 10. Turismo sustentável. Contexto de natureza selvagem. 11. Turismo sustentável. Contexto de zonas marítimas. 12. Desenvolvimento económico e de comunidade. Conclusões finais.

Método de Avaliação

Trabalho(s) prático(s) - 100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 122.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • ?Gössling, S. (2008). Sustainable Tourism Futures: Perspectives on Systems, Restructuring and Innovations. Routledge Advances in Tourism. London: Routledge. ?Benckendorff, P. (2013). International Cases in Sustainable Travel & Tourism. Cambridge: Goodfellow Publishers. ?McCool, S. F. & Bosak, K. (2016). Reframing Sustainable Tourism. Springer. ?Peris-Ortiz, M., Rama,M.C.R. & Rueda-Armengot, C. (2016) Wine and Tourism: A Strategic Segment for Sustainable Economic Development. Springer International Publishing. ?Richins, H. & Hull, J. (2016). Mountain Tourism: Experiences, Communities, Environments and Sustainable Futures. London: CABI. ?Cerina, F., Markandya, A. & McAleer, M. (2010). Economics of Sustainable Tourism. Routledge critical studies in tourism, business and management.London: Routledge.:

Secundária

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 2º Semestre