Currículo

Estratégias Empresariais e Instrumentos de Gestão na Economia Solidária M7200

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1) Desenvolver competências no domínio do conceito de estratégia no contexto corporativo e das OES; OA2) Consciencializar os alunos para a necessidade do desenho e implementação de colaborações intersectoriais, nomeadamente ao nível das várias formas de relacionamento das OES com stakeholders num contexto de governação integrada para dar resposta a problemas sociais complexos; OA3) Desenvolver competências nas diversas perspetivas e instrumentos de análise estratégica que determinam as abordagens assumidas ao longo do processo de gestão estratégica; OA4) Capacitar os alunos das várias componentes da formulação da estratégia, nomeadamente tipos de estratégia, instrumentos, fontes de financiamento disponíveis e nível de envolvimento dos stakeholders em todo o processo; OA5) Capacitar os alunos para a identificação dos elementos importantes na implementação, avaliação e monitorização estratégica.

Programa

1. Conceito de estratégia no contexto empresarial e das OES 1.1. O conceito de estratégia 1.2. A necessidade de gestão estratégica nas OES 1.3 O processo de gestão estratégica 2. Estratégia das OES no âmbito de problemas sociais complexos e relações intersectoriais 2.1 Problemas sociais complexos e Governação Integrada 2.2 As OES no âmbito de relações intersectoriais 3. Perspetivas e instrumentos de análise estratégica 3.1. Indústria 3.2. Recursos 3.3. Stakeholders 3.4. Rede/ Sistema 4. Formulação da estratégia e seus instrumentos 4.1. Visão, missão e valores 4.2. Objetivos de médio e longo prazo 4.3. Estratégias colaborativas e competitivas 4.4. Envolvimento dos stakeholders 4.5. Diversificação de fontes de financiamento 5. Implementação, e instrumentos de avaliação e monitorização estratégica 5.1. Objetivos de curto prazo e planos de ação 5.2. Avaliação no contexto das OES

Método de Avaliação

O processo de avaliação pretende aferir até que ponto os alunos atingiram os objetivos de aprendizagem propostos para a unidade curricular. Para a avaliação estão previstos três tipos de avaliação: (1) Exame escrito - 50%; (2) Trabalho de grupo - 40%; (3) Participação em aula - 10%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bryson, John M. e Alston, Farnum K. (2011). Creating your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass. 3rd edition. Bryson, John M., Anderson, Sharon R. e Alston, Farnum K. (2011). Implementing and Sustaining your Strategic Plan - A workbook for public and nonprofit organizations. Jossey-Bass. Courtney, Roger (2013). Strategic Management in the Third Sector. Palgrave Macmillan. :

Secundária

  • Wymer, W. W. J., & Samu, S. (2003). Dimensions of business and nonprofit collaborative relationships. Journal of Nonprofit & Public Sector Marketing, 11(1), 3-22. Simaens, A. (2012). Estratégia nas Organizações Sem Fins Lucrativos. In N. S. Antonio (Ed.), Estratégia Organizacional - Do mercado à ética (pp. 201-240). Lisboa: Escolar Editora. Simaens, A. (2015). "Responding to complexity: A systems approach to strategy and interorganizational networks in the context of third sector organizations", CentER Dissertation Series, Tilburg School of Economics and Management Ronda-Pupo, G. A., & Guerras-Martin, L. Á. (2012). Dynamics of the evolution of the strategy concept 1962-2008: a co-word analysis. Strategic Management Journal, 33(2), 162-188. Newbert, S. L. (2007). Empirical research on the resource-based view of the firm: an assessment and suggestions for future research. Strategic Management Journal, 28(2), 121-146. Marques, R. (coord) (2014). Problemas Sociais Complexos e Governação Integrada, Forum de Governação Integrada (ed.) Malley, J., & Fernández, J.-L. (2010). Measuring quality in social care services: theory and practice. Annals of Public and Cooperative Economics, 81(4), 559-582. La Piana, D., & Hayes, M. (2005). Play to win: the nonprofit guide to competitive strategy. San Francisco: Jossey-Bass. Froelich, K. A. (1999). Diversification of revenue strategies: Evolving resource dependence in nonprofit organizations. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 28(3), 246-268. Carroll, D. A., & Stater, K. J. (2009). Revenue Diversification in Nonprofit Organizations: Does it Lead to Financial Stability? Journal of Public Administration Research and Theory, 19(4), 947. Bryson, J. M., Crosby, B. C., & Stone, M. M. (2006). The Design and Implementation of Cross-Sector Collaborations: Propositions from the Literature. Public Administration Review, 66, 44-55. Bouchard, M. (2010). The Worth of the Social Economy: An International Perspective: Peter Lang Pub Inc. Austin, J. E. (2000). Strategic Collaboration Between Nonprofits and Business. Nonprofit and Voluntary Sector Quarterly, 29 (suppl_1), 69-97. António, N. S. (2006). Estratégia Organizacional: Do posicionamento ao movimento. (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo. Andrews, K. R. (1971). The Concept of Corporate Strategy. Homewood, Illinois: Dow-Jones-Irwin Ackoff, R. L. (1974). Redesigning the Future: A Systems Approach to Societal Problems. New York: John Wiley & Sons. :

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1º Semestre