Currículo

Turismo e Mundos Urbanos 02297

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 3º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Ensinar conceitos básicos em turismo, consumo e cultura urbana; OA2. Compreender numa perspetiva histórica os processos sociais e económicos que tornaram o turismo um eixo central do desenvolvimento. OA3. Conhecer as vertentes da procura e da oferta do turismo urbano OA4. Compreender o papel e os riscos do turismo na conceção e desenvolvimento da cidade pós-industrial.

Programa

CP1. Introdução: desenvolvimento do turismo urbano; consumo e cultura urbana na indústria do turismo na atualidade CP2. As origens e evolução do turismo; A diferenciação das práticas (segunda metade do séc. XIX); A popularização do turismo no século XX; tendências no turismo urbano CP3. Turismo Urbano (lado da procura). Motivações: negócios, conferências, recriação, cultura, criatividade, visita a relativos e amigos (VFR). CP4. A cidade como produto turístico (lado da oferta). Transportes e mobilidades: representações, práticas e tecnologia; O produto turístico urbano: 4.1. Produtos primários - a diferenciação da atração dos locais turísticos urbanos. 4.2. Produtos secundários - e sistema de apoio de serviços de turismo urbano CP5. Turismo, estilo de vida e vida quotidiana. Impacto no turismo e na cultura. Overtourism.

Método de Avaliação

Procura-se um equilíbrio entre aulas teóricas e as aulas práticas visando a aplicação dos conceitos e abordagens ao desenvolvimento turístico em contexto urbano. No final, o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para os quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de casos, ativas, com realização de um projeto; auto-estudo. | Época de avaliação normal: trabalho de grupo+individual+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho individual (10%); Trabalho grupo (50%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 80%. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC: mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bellini, N., & Pasquinelli, C. (2017). Tourism in the City: Towards an Integrative Agenda on Urban Tourism. Springer ISBN 9783319268774 Spirou, C., (2010). Urban Tourism and Urban Change: Cities in a Global Economy (The Metropolis and Modern Life). Routledge. ISBN 041580163X ISBN-13 9780415801638 Nilsson, J.H. (2020), Conceptualizing and contextualizing overtourism: the dynamics of accelerating urban tourism, International Journal of Tourism Cities, 6(4), 657-671. https://doi.org/10.1108/IJTC-08-2019-0117:

Secundária

  • Richards, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current issues in Tourism, 17(2), 119-144. Daly, P., Dias, A. L., & Patuleia, M. (2021). The Impacts of Tourism on Cultural Identity on Lisbon Historic Neighbourhoods. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.29333/ejecs/516 Milano, C., Novelli, M., & Cheer, J. M. (2019). Overtourism and tourismphobia: A journey through four decades of tourism development, planning and local concerns. 16(4), 353-357, http://dx.doi.org/10.1080/21568316.2019.1599604:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre