Currículo
Turismo e Mundos Urbanos 02297
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 3º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Ensinar conceitos básicos em turismo, consumo e cultura urbana; OA2. Conhecer os fatores determinantes da competitividade de um destino turístico urbano. OA3. Conhecer as vertentes da procura e da oferta do turismo urbano OA4. Compreender o papel e os riscos do turismo na conceção e desenvolvimento da cidade pós-industrial.
Programa
CP1. Introdução: desenvolvimento do turismo urbano; consumo e cultura urbana na indústria do turismo na atualidade CP2. Modelos e fatores de competitividade de um destino turístico urbano CP3. Turismo Urbano (lado da procura). Motivações: negócios, conferências, recriação, cultura, criatividade, visita a relativos e amigos (VFR). CP4. A cidade como produto turístico (lado da oferta): 4.1. Produtos primários - tipos de locais turísticos e sua caracterização, empreendedorismo e inovação e a diferenciação da atração dos locais turísticos urbanos. 4.2. Produtos secundários - e sistema de apoio de serviços de turismo urbano CP5. Turismo, estilo de vida e vida quotidiana. Impacto no turismo e na cultura. Overtourism.
Método de Avaliação
Procura-se um equilíbrio entre aulas teóricas e as aulas práticas visando a aplicação dos conceitos e abordagens ao desenvolvimento turístico em contexto urbano. No final, o aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Metodologias de ensino-aprendizagem: expositivas, para os quadros teóricos de referência; participativas, com análise e resolução de casos, ativas, com realização de um projeto; auto-estudo. | Avaliação ao longo do semestre: trabalho de grupo+individual+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho individual (10%); Trabalho de grupo (50%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 2/3. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 120.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Maxim, C., Morrison, A. M., Day, J., & Coca-Stefaniak, J. A. (Eds.). (2024). Handbook on sustainable urban tourism. Edward Elgar Publishing. Bellini, N., & Pasquinelli, C. (2017). Tourism in the City: Towards an Integrative Agenda on Urban Tourism. Springer ISBN 9783319268774 Hallak, R., & Lee, C. (2024). Handbook of Tourism Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing.:
Secundária
- Gómez-Bruna, D., Martín-Duque, C., & Fernández-Muñoz, J. J. (2024). Determinants of residents’ support for urban tourism in times of uncertainty: Exploring the case of the city of Madrid. Tourism and Hospitality Research, 14673584241228759. Richards, G. (2014). Creativity and tourism in the city. Current issues in Tourism, 17(2), 119-144. Daly, P., Dias, A. L., & Patuleia, M. (2021). The Impacts of Tourism on Cultural Identity on Lisbon Historic Neighbourhoods. Journal of Ethnic and Cultural Studies, 8(1), 1-25. http://dx.doi.org/10.29333/ejecs/516: