Currículo
Empreendedorismo em África e em Mercados Emergentes EAME
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Compreender a relação de causa-efeito entre o empreendedorismo e o desenvolvimento OA2: Desenvolver uma compreensão crítica aprofundada sobre o fenómeno do empreendedorismo no continente Africano OA3: Desenvolver uma compreensão crítica alargada sobre o fenómeno do empreendedorismo nos principais mercados emergentes
Programa
1 Empreendedorismo e desenvolvimento 1.1 Criação de empresas, crescimento económico e desenvolvimento 1.2 Processo histórico do fenómeno empreendedor 1.3 O empreendedorismo no contexto da economia política do desenvolvimento 1.4 Empreendedorismo de necessidade e empreendedorismo de oportunidade 2 Empreendedorismo em África 2.1 Ideologias políticas, ambientes institucionais e doing business em África 2.2 Políticas públicas e ecossistemas empreendedores africanos 2.3 Empreendedorismo na economia informal em África 2.4 Inovação, desenvolvimento tecnológico e estratégias empresariais em África 2.5 Casos paradigmáticos de empreendedorismo africano 3 Empreendedorismo em mercados emergentes (ME) 3.1 Quadro metodológico do empreendedorismo em ME 3.2 Casos paradigmáticos de empreendedorismo em mercados emergentes asiáticos 3.3 Casos paradigmáticos de empreendedorismo em mercados emergentes da América Latina 3.4 Casos paradigmáticos de empreendedorismo em mercados emergentes do resto do mundo
Método de Avaliação
Contínua (para poder optar por esta modalidade de avaliação, o estudante deverá ter uma assiduidade mínima às sessões de contacto de 70%): a) Presença e participação ativa nas aulas - 20% b) Ensaio, artigo ou estudo de caso individual (5.000 a 10.000 palavras) - 80%. Final: Exame escrito - 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dana, L-P., Ratten, V., & Honyenuga, B. Q. (Eds.) (2018). African entrepreneurship ? Challenges and opportunities for doing business. Palgrave Macmillan. Cuervo-Cazurra, A., Newburry, W., & Park, S. H. (Eds.) (2020). Building strategic capabilities in emerging markets. Cambridge University Press. :
Secundária
- Taura, N. S., Bolat, E., & Madichie, N. O. (Eds.) (2019). Digital entrepreneurship in Sub-Saharan Africa ? Challenges, Opportunities and Prospects. Palgrave Macmillan. Spring, A., & McDade, B. E. (Eds.) (1998). African entrepreneurship ? Theory and reality. University Press of Florida. Pereira, R., & Maia, R. (2019). The role of politics and institutional environment on entrepreneurship: Empirical evidence from Mozambique. JANUS.NET e-journal of International Relations, 10(1), 98-111. Pereira, R., & Maia, R. (2018). Entrepreneurship in Africa: An exploratory analysis using data from the global entrepreneurship monitor (GEM). JANUS.NET e-journal of International Relations, 9(2), 109-123. Pereira, R. (2020). A historical perspective of entrepreneurship in Angola. JANUS.NET e-journal of International Relations, 11(1), 60-76. Ndulu, B., Chakraborti, L., Lijane, L., Ramachadran, V., & Wolgin, J. (2007). Challenges of African Growth ? Opportunities, Constraints and Strategic Directions. The International Bank for Reconstruction and Development, World Bank, Washington DC. Montiel, P. J. (2011). Macroeconomics in emerging markets. 2nd edition. Cambridge University Press. Klingebiel, R., & Stadler, C. (2017). Three things driving entrepreneurial growth in Africa. Harvard Business Review, 95(2), 2-4. Kamdem, E., Chevalier, F., & Payaud, M. A. (Eds.) (2020). La recherche enracinée en management ? Contextes nouveaux et perspectives nouvelles en Afrique. Editions Management & Société. Georg, G., Corbishley, C., Khayesi, J. N. O., Haas, M. R., & Tihanyi, L. (2016). Bringing Africa in: Promising directions for management research. Academy of Management Journal, 59(2), 377-393. Friederici, N., Wahome, M., & Graham, M. (2020). Digital entrepreneurship in Africa: How a continent is escaping Sillicon Valley?s long shadow. The MIT Press. Ekekwe, N. (2016). Why African entrepreneurship is booming. Harvard Business Review, 94(7), 2-4. Delle, S. (2020). Making futures: Young entrepreneurs in a dynamic Africa. Cassava Republic. Chukuma, C., & Guobadia, O. O. (2020). In pursuit: Journeys in African entrepreneurship. Timi Yeseibo & Olurotini Oshi. Brixiová, Z., Ncube, M., & Bicaba, Z. (2015). Skills and youth entrepreneurship in Africa: Analysis with evidence form Swaziland. World Development, 67(1), 11-26. Brixiova, Z. (2010). Unlocking productive entrepreneurship in Africa?s least developed countries. African Development Review, 22(3), 440-451. Amankwah-Amoah, J., Egbetokun, A., & Osabutey, E. L. C. (2018). Meeting the 21st century challenges of doing business in Africa. Technological Forecasting & Social Change, 131, 336-338. Adusei, M. (2016). Does entrepreneurship promote economic growth in Africa? African Development Review, 28(2), 201-214. :