Currículo
Estratégia de Marketing com Métodos Analíticos 03495
Contextos
Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Depois de estudarem o programa de Estratégia de Marketing com Métodos Analíticos, os alunos devem ser capazes de: OA1.Descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam OA2.Desenvolver os três passos do marketing estratégico OA3.Explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atrativos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos OA4.Discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado nos vários pontos do ciclo de vida do cliente. OA5.Perceber e utilizar as ferramentas analíticas mais adequadas para ajudar os gestores de Marketing a implementar as suas estratégias
Programa
CP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing CP3. A Envolvente de Marketing CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing, da vantagem competitiva sustentável e do Marketing-Mix CP6. Aplicações práticas dos conceitos à estratégia de marketing, utilizando métodos analíticos em dados estruturados e não estruturados. CP7. Novas Tendências de Marketing
Método de Avaliação
Época Normal: avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima 2/3 - a) Exame individual, 50% b) Exercícios individuais (10%) em grupo (40%). Nota min de 7,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final miníma de 10 valores. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação 100%, nota min 10. Sem recurso a prova oral para melhoria de nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Palmatier, R. W., Petersen, J. A., & Germann, F. (2022). Marketing Analytics: Based on First Principles. Bloomsbury Publishing.:
Secundária
- Loureiro, S. M. C., Guerreiro, J. & Tussyadiah, I. (2021). Artificial intelligence in business: state of the art and future research agenda. Journal of Business Research. 129, 911-926. https://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.11.001: