Currículo

Estratégia de Marketing com Inteligência Artificial 03495

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 2º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Depois de estudarem o programa de Estratégia de Marketing com Inteligência Artificial, os alunos devem ser capazes de: OA1. Descrever o processo de marketing e explicar, de forma crítica, o papel da Inteligência Artificial (IA) em cada etapa da jornada do cliente. OA2. Planear iniciativas de marketing orientadas por IA. OA3. Aplicar métodos de análise do consumidor com IA para segmentação. OA4. Formular estratégias de posicionamento e propostas de valor e desenhar decisões do Marketing-Mix potenciadas por IA. OA5. Construir e justificar análises com ferramentas de IA para estratégia de Marketing. OA6. Avaliar soluções com métricas técnicas de avaliação de modelos de IA. OA7. Comunicar recomendações baseadas em evidência de padrões identificados com técnicas de IA.

Programa

CP1. A Estratégia de Marketing: Conceitos e Definições CP2. O impacto da Inteligência Artificial (IA) na estratégia de Marketing CP3. A envolvente de Marketing. Técnicas de IA para análise da Envolvente CP4. A definição da estratégia: Técnicas de IA para Segmentação e Posicionamento CP5. Técnicas de IA (preditivas e generativas) para desenvolvimento do Marketing-Mix.

Método de Avaliação

O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Ativas, com realização de projetos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução