Currículo

Comunicação em Marketing L1807

Contextos

Groupo: Escola de Gestão > Optativas > Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral > 1º Ciclo

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o estudante deverá: OA1. Analisar a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing OA2. Criar a Estratégia Integrada de Comunicação OA3. Analisar e avaliar propostas criativas OA4. Criar, avaliar e aplicar ações específicas de Força de Vendas, Marketing Direto, Publicidade, Relações Públicas, Patrocínios/Mecenato Promoções, Merchandising e Comunicação Digital.

Programa

1. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação O Marketing enquanto filosofia empresarial Os conceitos de Marketing: agentes e envolvente de mercado, estudos de mercado, decisões estratégicas e operacionais de Marketing Alvos de Marketing Posicionamento Marketing Mix O papel da Comunicação 2. A Estratégia Integrada de Comunicação Os agentes da Comunicação Alvos de Comunicação Objectivos de Comunicação A mensagem O mix da Comunicação Avaliação da Comunicação Orçamento e calendarização 3. Conceito Criativo da Comunicação Briefing Abordagem Criativa Plano de Trabalho Criativo Elementos do Mix da Criatividade Pre-Testes Avaliação Criativa AI, VR)e a AR na criatividade 4.O Mix da Comunicação Força de Vendas Marketing Directo / Marketing Relacional Publicidade Relações Públicas Patrocínio e Mecenato Promoções Merchandising Comunicação Digital AI, VR, AR e a comunicação

Método de Avaliação

A avaliação periódica é composta por 3 instrumentos Trabalho de Grupo 50%, nota mínima 10 valores Avaliação individual 10%, nota mínima 10 valores Frequência 40%, nota mínima 7,5 valores Este sistema de classificação global exige uma taxa de frequência às aulas de pelo menos 2/3 das sessões. Alunos que reprovarem na época normal/frequência: exame com ponderação de 100%,nota mínima de 9,5.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2025/2026 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre